Menu

CIB/AC pactua redução da hanseníase e tracoma com municípios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A resolução 89/2011, da Comissão Intergestores Bipartite, pacutua termos de compromissos entre a Secretaria de Estado de Saúde e as secretarias municipais de Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Bujari e Marechal Thaumaturgo, formalizando compromissos com ações e metas referentes a redução da prevalência da Hanseníase e a redução do tracoma.


A resolução tem como ase a portaria do Ministério da Saúde que estabelece mecanismo de repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundo de Saúde Estaduais, do Distrito Federal e Municipais. As transferência vão ocorrer por meio do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde. Os recursos são para implantação, implementação e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica da Hanseníase, tracoma, esquistossomose e geohelmimtíases.

Publicidade

De acordo com a Agência de Notícias do Acre, o número de casos de hanseníase no Acre segue a tendência nacional de queda. No Estado foram registrados 543 casos em 2006 e em 2007 esse número foi reduzido em 50%, chegando a 278 casos em 2010. A incidência é de 1,92 para cada 10 mil habitantes.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido