Cidade sofre com falta de investimentos por conta de crise na prefeitura

Enquanto alguns prefeitos comemoram bons resultados no final do ano, Sebastião Mendes, prefeito da cidade de Manoel Urbano, na região central do Estado, está no vermelho. Ele gastou demais com contratação de pessoal e está vedado pelo Tribunal de Contas do Estado, de conceder vantagem, aumento, reajuste de qualquer título a não ser através de decisão judicial.
Para 2012, ano de sua reeleição, Mendes também está impedido de realizar qualquer alteração na estrutura administrativa que implique em aumento de despesa, além de não poder criar cargos e nem contratar por hora extra. Tudo isso por que o prefeito ultrapassou os limites com gastos na folha de pagamento.
No relatório da conselheira Dulcinéia Benício de Araújo também foi aberto processo autônomo para notificar o gestor. Como na cidade, comenta-se a boca miúda que a administração do município é de fato, feita pelo filho, Jazamias Mendes, os vereadores de oposição não sabem ao certo a quem acusar pelo descaso.
A estafa é antiga, desde 2010 que denuncias foram feitas por ex-secretários afirmando a impossibilidade de novas contratações. Somando as demais dividas com credores, Mendes ver a cada dia as possibilidades de reeleição indo por água abaixo. Os comerciantes reclamam da crise que vem provocando desemprego na cidade.
A reportagem tentou sem sucesso falar com o prefeito Sebastião Mendes e com seu filho, Jazamias Mendes.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]

O interior do estado levou vantagem sobre a capital nos dois jogos disputados neste sábado, 25, pelo Campeonato Acreano 2023.
Na primeira partida disputada no Florestão, o Plácido de Castro atropelou o Andirá e goleou por 5 a 1. O meio campo Pablo marcou dois gols, Gabriel, Chico e João Marcos fizeram os outros. O Andirá descontou com Cristiano.
Com a derrota, a terceira em três jogos, o Morcego praticamente não tem mais chances de classificação e vai cumprir tabela em seus dois últimos jogos. Já Plácido assume a quarta colocação no Grupo A.
Na partida de fundo, o Náuas, chamado pela sua torcida de Cacique do Juruá, também venceu a primeira. Contra o Vasco da Gama, o representante de Cruzeiro do Sul dominou o jogo e venceu por 3 a 2.
O atacante Amarildo marcou duas vezes após o zagueiro Daniel Matheus abrir o placar em falha do goleiro vascaíno Caio. O cruzmaltino descontou com Fernando em belíssima cobrança de falta, um dos gols mais bonitos do estadual até agora e com Franklin em cobrança de pênalti.
Com a vitória, o Náuas soma seus primeiros pontos, enquanto o Vasco é o primeiro clube matematicamente sem chances de chegar ao segundo turno no estadual.
Crédito da foto: Manoel Façanha

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Rio Branco disponibilizou na noite deste sábado, 25, um portal para que os interessados em ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes possam se manifestar.
Os postulantes a voluntários podem se inscrever por meio do endereço: http://voluntarios.riobranco.ac.gov.br/. Os inscritos deverão participar das ações de acolhimento desempenhadas no apoio aos desabrigados e desalojados pela alagação.
O boletim da enchente, emitido pela Defesa Civil Municipal, informou que às 18 hora deste sábado, o nível do Rio Acre na capital acreana estava marcando 16,34 metros. Em Rio Branco, a cota de alerta do manancial é de 13,50 metros e a de transbordamento 14 metros.
Cerca de 30 bairros foram atingidos e 33 mil pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre, córregos e igarapés por toda a cidade. Até o momento, 500 pessoas estão desabrigadas e quase 2 mil pessoas desalojadas, que foram para casa de familiares.

Devido ao transbordamento do Rio Andirá, o tráfego de veículos na BR-364, trecho compreendido entre Sena Madureira e Rio Branco, deverá ser interditado nas próximas horas. É o que garante a comandante Ivanise Pontes, da Polícia Militar de Sena Madureira.
De acordo com a comandante ao portal Yaconews, os moradores devem evitar viagens desnecessárias para a capital, Rio Branco, a não ser que seja uma questão de saúde urgente. Segundo ela, é preciso que a população fique em alerta e tome as medidas necessárias para evitar situações de risco.
Cotidiano
Risco de alagações em Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil é elevado no domingo, diz Centro

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) elevou de ´moderado´ para ´alto´ o risco de eventos hidrológicos no Acre neste domingo (26) devido à intensidade das chuvas. Até este sábado (25) a ocorrência desse fenômeno era tida como moderada.
O Cemaden fala em atenção as cidades de Rio Branco, Assis Brasil e Brasiléia. “Considera-se alta a possibilidade de ocorrência de eventos de inundação para a mesorregião Vale do Acre, com atenção para a capital Rio Branco, Brasiléia e Assis, onde o rio tem atingido a cota de inundação”, diz o Cemaden.
Com nível de alerta moderado, a região do Sul do Amazonas, com destaque em Boca do Acre, também aparece no mapa do Cemaden por conta da onda de cheia do rio Acre.
-
BOA AÇÃO
No Acre, entregador de bike chora ao ganhar cesta básica e botija de gás em serviço
-
TRAGÉDIA
Vigilante tira a própria vida dentro de carro no Arena da Floresta
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
TEM DE TUDO
Outdoor agradece Lula por R$ 600 milhões destinados à BR-364
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada