Depois da aprovação de um projeto de lei que cria 133 cargos no Tribunal de Justiça do Acre, o governador Tião Viana (PT) encaminhou mais um projeto a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que cria a Fundação Aldeia de Comunicação do Acre (Fundac), que terá como principal objetivo empregar os mais de 80 profissionais da área de comunicação que perderam o emprego no início da atual administração.
A Fundac de Tião Viana transfere ainda, bens móveis do Estado que sejam necessários ao exercício e ao desenvolvimento das atividades. Aprovada, a nova instituição estará autorizada a celebrar convênios e contratos, além de receber doações e contribuições de entidades nacionais e internacionais.
O projeto que será votado nesta última sessão antes do recesso, não especifica o número de cargos que serão criados na Fundac. A dotação da estrutura funcional se acontecerá através de decreto do governador Tião Viana. Os deputados de oposição afirmam que o projeto teria como finalidade principal manter o controle dos jornalistas e da imprensa no Estado.
Tião Viana cria mais 21 cargos na Funtac e deputados aprovam
Hoje também Viana conseguiu mais 21 cargos na estrutura da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
O projeto de Viana estabelece a criação de um cargo de diretor executivo e mais 20 cargos comissionados, com valor estipulado de R$ 40 mil mensais, que divididos entre as novas funções daria um salário de R$ 2 mil, além do salário do diretor executivo.
Os deputados estaduais da base de sustentação do governo aprovaram o projeto que os oposicionistas chamam de “trem da alegria”, com 15 votos contra sete dos oposicionistas. O projeto de Tião Viana não inclui os encargos sociais dos cargos criados.
Ray Melo, da redação de ac24horas – [email protected]