Conecte-se agora

Padre Mássimo usa rede social para alertar sobre o Real significado do Natal

Publicado

em

Em simples palavras retratando o verdadeiro significado do Natal e o consumismo exagerado das pessoas na data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo,  o padre Mássimo Lombardi, [Pároco de Rio Branco, no Acre], usou a rede social do facebook para chamar atenção das pessoas quanto o real significado do espírito natalino e a solidariedade, incomum das pessoas nessa época do ano em que todos parecem ser mais humanos e quando na verdade deveriam ser sempre todos os dias.

O padre usou como parâmetro para sua análise o Via Verde Shopping, recém inaugurado na capital acriana, onde o consumo e os enfeites de natalinos, nada tem ha  ver com o nascimento do Menino Deus, analisa.

Citando ainda o mensageiro apóstolo João Batista, como garoto propaganda para sua tese e reflexão,  questiona onde de fato Jesus passará o seu Natal?

Confira o comentário de Pe. Mássimo Lombardi:

Um garoto propaganda bem diferente. ( Lc 7,24-30)

Imagine na entrada do Via Verde Shopping uma cara vestido com pele de camelo oferecendo um Hambúrguer de gafanhotos clamando que o Natal de Jesus não acontece naquele estabelecimento, mas no Beco do Abacaxi ou nos barrancos do rio Acre, no Preventório, no Hosmac, na Souza Araújo, nas Casas de Recuperação…, nos Presídios da Capital.

Este “cara” é João Batista, o mensageiro enviado para preparar o caminho do Salvador.

É claro que isso incomodaria qualquer um, poderia até ser um caso de polícia, pois o rei do natal é o Papai Noel e Jesus naquele Shopping não tem nem uma loja alugada.

Ainda bem que vem crescendo o número de pessoas que questionam o consumismo e tentam resgatar o objetivo desta festa: recordar o nascimento do Mestre dos Mestres e seus ensinamentos, priorizando a fraternidade.

Aliás, vários movimentos surgem buscando vivenciar a simplicidade da grande mensagem.

Grande corrente se faz na época natalina, de apoio aos que mais padecem socorrendo os mais fracos e marginalizados socialmente. Isso tem mais valor ainda quando estes gestos se tornam um estilo de vida solidário que permanecem o ano todo como a fome e a marginalidade permanecem durante o restante do ano.

Encerro questionando: onde Jesus passaria sua noite de natal, senão junto dos que mais padecem a ensinar com sua simplicidade a fraternidade entre todos?

A Missa das 12 será celebrada pelo padre Jairo, pois eu ainda estou em recuperação.

Faceabraços para todos!

Acompanhe Padre Mássimo aqui

Salomão Matos, da redação de ac24horas

Acre

Ministro da Integração chega em Rio Branco neste domingo

Publicado

em

O governador Gladson Cameli anunciou nas redes sociais na noite deste sábado, 25, que o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do governo Lula, Waldez Góes, estará em Rio Branco neste domingo, 26, para conferir de perto os estragos provocados pela enchente do Rio Acre e pelo transbordamento de igarapés e córregos na capital acreana.

No Twitter, Gladson afirmou que vai receber o ministro no Aeroporto de Rio Branco. “Estarei no Aeroporto para recebê-lo pessoalmente. Ele vem ao nosso estado pessoalmente para verificar a situação das famílias afetadas pela enxurrada”, disse.

Apesar do anúncio, Nayara Lessa, secretária de comunicação do governo acreano, afirmou que a agenda do ministro e a hora que Waldez Góes chega ao Acre ainda não foi definida.

Continuar lendo

Acre

Cerca de 500 pessoas estão abrigadas e quase 2 mil desalojadas

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal tem atuado na contenção dos prejuízos causados pela enchente do Rio Acre, córregos e igarapés pela capital acreana. De acordo com o capitão Cláudio Falcão, neste sábado, 25, há cerca de 500 pessoas abrigadas e quase 2 mil desalojadas.

O nível do Rio Acre continua subindo em Rio Branco e marcou 16,31 metros por volta do meio-dia. A previsão é de mais chuva pelo menos até este domingo (26).

Em Rio Branco, escolas estão servindo de abrigo temporários às famílias atingidas pela alagação, bem como igrejas e centros de treinamento. Diversas campanhas de solidariedade estão sendo realizadas por organizações não-governamentais, órgãos públicos e empresas privadas na tentativa de arrecadar alimento, roupas, água mineral, produtos de limpeza e higiene.

Continuar lendo

Acre

Enchente atinge 48 bairros de Rio Branco

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que às 12h deste sábado, 25, o nível de medição do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 16,31m, ultrapassando a cota de alerta (13,50m) e também a cota de transbordamento (14m).

Em Rio Branco, 48 bairros foram atingidos e sete igarapés permanecem em estado de transbordo. São eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Ainda na capital, foram instalados 26 abrigos, sendo 14 estaduais e 12 municipais.

Foto: Jardy Lopes

Até o momento, 23.356 pessoas foram atendidas pelas equipes mobilizadas pelo governo estadual por meio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias, Polícia Militar, e Instituto Socioeducativo, composta por 404 pessoas que estão envolvidas nas ações de suporte às ocorrências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, cerca de 221 famílias estão desabrigadas, são 805 pessoas atingidas, sendo 485 adultos, 286 crianças, e 34 idosos.

Brasiléia

A medição do Rio Acre, em Brasileia, esteve em 11,85m, ultrapassando a cota de alerta (9,80m) e também a cota de transbordamento (11,40m).

No município, oito bairros foram atingidos. Já foram retiradas 32 famílias, e 88 pessoas se encontram em abrigos, e 102 famílias estão em casa de parentes. A força-tarefa empregada é de 17 veículos da prefeitura; três viaturas do Corpo de Bombeiros; uma viatura da Defesa Civil Municipal; 12 militares em apoio a retirada de famílias; oito guarda vidas civis voluntários; cerca de 100 pessoas empenhadas pela prefeitura para execução de medidas paliativas; cinco barcos empregados do Corpo de Bombeiros; e um barco da Defesa Civil Estadual.

Assis Brasil

O relatório não apresenta as informações das 12h de Assis Brasil pois todas as réguas foram cobertas. No município 57 famílias já foram retiradas, e cerca de 253 pessoas foram afetadas. A informação do Corpo de Bombeiros é de que o nível das águas sobe 3,4 centímetros por hora.

Epitaciolândia

Em Epitaciolândia, 46 famílias estão em abrigos e 64 foram alojadas em casas de parentes ou amigos. Até o momento, 5 abrigos foram estruturados para receber as pessoas atingidas pela cheia. O trabalho de assistência está sendo realizado por uma embarcação do Corpo de Bombeiros e 3 militares atuam em apoio à Defesa Civil municipal.

Plano de Contingência e campanha Juntos pelo Acre

Em reunião na madrugada da última sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli esteve com representantes do governo estadual e da Prefeitura de Rio Branco, quando estabeleceram ações estratégicas conjuntas em apoio à população afetada pela forte enxurrada que atingiu a capital acreana e municípios vizinhos. Durante todo o dia foram realizados atendimento às ocorrências solicitadas por meio do Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp).

Ainda na última sexta, o governo lançou a campanha Juntos pelo Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).

O intuito da campanha é arrecadar insumos, desde cestas básicas, água mineral, material de higiene pessoal, roupas tamanho adulto e infantil e fraldas para bebês. Também podem ser doados colchonetes, colchões, lençóis, cobertores e outras roupas de cama, além de água mineral e ração para animais.

As doações podem ser feitas, entre às 8h e 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça Plácido de Castro, no centro da capital.

Em caso de emergência ligue 193

Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), por meio do 193.

Continuar lendo

Acre

Energisa diz que já restabeleceu eletricidade em 57% dos bairros

Publicado

em

A Energisa informou neste sábado (25) que já foi possível restabelecer o fornecimento de energia para 57% dos clientes afetados pela cheia dos igarapés, em Rio Branco, desde a última quinta-feira, 23 de março.

Os bairros Conquista, Procon, Bairro da Paz, Transacreana, Distrito Industrial e Seis de Agosto ainda possuem clientes desligados. As tratativa para restabelecer o fornecimento de energia nos bairros afetados é feito em parceria com a Defesa Civil do município.

A empresa diz que monitora 24h por dia, em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e avalia os pontos críticos em que é preciso realizar o desligamento da rede de energia para garantir a segurança da população.

Se precisar falar com a Energisa, o usuário pode entrar em contato por um dos canais de atendimento aos clientes: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e callcenter 0800-647-7196.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas