Conecte-se agora

Gavetas limpas na Aleac em 3 sessões antes do recesso

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira, 15, a última sessão ordinária do ano e “limpou as gavetas” do legislativo de todas as matérias pendentes no segundo semestre. Todos os projetos do Governo do Acre foram votados e aprovados pela ampla vantagem numérica da base de sustentação.

Em nenhum momento da atual legislatura, os governistas questionaram os projetos de Tião Viana (PT), votando as matérias que sempre chegaram em regime de urgência e sem tempo hábil para apreciação nas comissões do legislativo estadual. Quando algum projeto foi motivo de questionamento, o batalhão de choque da situação mudou a relatoria.

O deputado Jamyl Asfury (DEM) foi vítima do que ele classificou como “ditadura do poder”, quando foi relator de um projeto do Governo do Acre e se posicionou contrariamente a matéria. Asfury foi retirado da relatoria e seu parecer foi descartado no projeto que tirou o poder da comunidade na administração das escolas públicas do Estado.

Tirando alguns percalços que envolveram deputados do bloco de oposição, a administração estadual foi à grande estrela do ano, no Poder Legislativo. Os governistas conseguiram bloquear todas as tentativas e pedidos de investigação da oposição aos atos do Governo do Acre, mesmo quando os casos envolviam apenas questões ambientais, a bandeira administrativa dos governos da Frente Popular.

Apesar de limitações em algumas áreas do legislativo estadual, o atual presidente da Casa, Elson Santiago (PP) fechou seu primeiro ano de administração com chave de ouro. No apagar das luzes ele atuou como um verdadeiro Papai Noel e presenteou todos os servidores da Aleac, com um plano de valorização, ação reivindicada há 20 anos pela categoria.

Mas o mesmo legislativo que fez esforço concentrado para satisfazer os gostos de Tião Viana, entra em recesso com algumas questões pendentes, como é o caso da anistia dos policiais militares e bombeiros que participaram de um movimento grevista. O deputado Major Rocha (PSDB) apresentou projeto, mas a matéria foi barrada na Comissão de Constituição e Justiça, presidida por um governista.

O esforço concentrado de votação dos projetos do Poder Executivo e Poder Legislativo duraram apenas três dias e duas sessões extraordinárias, que serviram para aprovar 20 projetos, que em sua maioria chegaram de última hora na Casa do Povo. As matérias enviadas pelo governador Tião Viana, chegaram ao mesmo dia em que seriam votadas.

Apesar do esforço concentrado dos deputados em “limpar gavetas”, as pessoas que freqüentam as galerias da Aleac, avaliam a atual legislatura como fraca. A submissão dos parlamentares é a maior reclamação dos eleitores. A única matéria em que os deputados bateram de frente com o governo, foi numa questão que envolveu religiosidade.

A frente parlamentar evangélica demonstrou todo seu fundamentalismo religioso para barrar um projeto que premiaria pessoas que trabalhassem a inclusão de homossexuais na sociedade. A questão foi vistas pela comunidade como uma tentativa discriminatória de mostrar força política, numa questão que não envolveria benefícios a empresas ou empresários.

TRIBUTAÇÃO DA SEFAZ

Na semana passada, o Governo do Acre com a ajuda dos deputados estaduais, conseguiu fazer aprovar uma quebra de sigilo dos cartões de crédito dos empresários, que passarão a ter suas faturas vasculhadas pela Secretaria de Fazenda do Acre (Sefaz), que acessará todos os gastos e recebimentos dos titulares de cartões de crédito. A medida foi vista pela oposição, como “bisbilhotagem” e quebra de sigilo.

Além de terem de pagar o ICMS das notas de mercadorias que chegam ao Estado, os empresários acrianos ficam expostos a observação de funcionários da Sefaz, que terão acesso as informações e movimentação de cartões de créditos, podendo haver a tributação do que for comprado nos cartões em outros centros do país.

JUDICIÁRIO FORTE

Outro poder beneficiado pelos votos dos deputados foi o Judiciário. O Tribunal de Justiça do Acre (TJ/Acre) terá em 2012, o orçamento que reivindicou durante todo o primeiro semestre. Será mais de R$ 157 milhões de reais no caixa do TJ, mais criação de três vagas de desembargadores, 133 cargos na estrutura do tribunal, aumento de participação no faturamento dos cartórios, criação de uma polícia judiciária e regulamentação das custas processuais.

SUPERSECRETÁRIA

Os deputados aprovaram ainda, antes do esforço concentrado, a doação da Fábrica de Tacos de Xapuri, avaliada em mais de R$ 38 milhões – para a Agência de Negócios do Acre, uma forma de privatização sem retorno para os cofres públicos.

Outra grande beneficiada nas decisões dos parlamentares foi à pasta de Edvaldo Magalhães. O comandante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Industrial, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), pode ser considerado um supersecretário de Tião Viana. Magalhães é responsável por oito setores da administração estadual, gerindo o orçamento da Funtac, Fades, Codisacre e Cila, além de dar as ordens na Jucea, Agência de Fomento e Agência de Negócios do Acre.

Nas últimas votações, Edvaldo Magalhães conseguiu emplacar mais 21 cargos na Funtac, criados a pedido do governador Tião Viana.

Nos bastidores políticos os comentários seriam de que a contemplação dos comunistas na estrutura administrativa envolveria a decisão de abandonar a corrida pela prefeitura de Rio Branco.

O poder de fogo de Magalhães e do PC do B cresceu ainda mais com a ajuda da votação dos deputados. O Pólo Logístico do Acre, criado de última hora pela administração petista, vai ser administrado pelo gestor da Sedict, que há poucos dias abandonou a presidência do Partido Comunista do Brasil, em favor do líder do governo, Moisés Diniz.

Matérias aprovadas antes do recesso

No apagar das luzes do ano legislativo, os deputados aprovaram o projeto de lei nº 146/2011, do Poder Executivo, que “dispõe sobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2012-2015;

projeto de lei nº 145/2011, do Poder Executivo, que “estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2012;

projeto de lei nº 150/2011, do Poder Executivo, que “dispõe sobre a política de incentivos às atividades e de logística de distribuição no âmbito do Pólo Logístico de Rio Branco;

projeto de lei complementar nº  23/2011, do Poder Executivo, que “institui a Fundação Aldeia de Comunicação do Acre (Fundac).

Ray Melo, da redação de ac24horas – [email protected]

Acre

Governo Federal reconhece Situação de Emergência em Rio Branco

Publicado

em

O Governo Federal publicou uma edição extra do Diário Oficial da União neste sábado, 25, para reconhecer a Situação de Emergência decretada pela prefeitura de Rio Branco.

A publicação é assinada pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Com o reconhecimento da Situação de Emergência, há menos burocracia para o uso de recursos para o socorro às vítimas da enchente e também facilita o envio de recursos federais para Rio Branco.

Para ajudar ainda mais no socorro aos atingidos pela enchente, o governador Gladson Cameli anunciou a vinda neste domingo, 26, do Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes à Rio Branco.

Veja abaixo o decreto do Governo Federal.

Continuar lendo

Acre

Homem é ferido com tiro na mão no bairro Belo Jardim, na capital

Publicado

em

Cleverson Oliveira Portela, de 34 anos, foi ferido com um tiro na noite deste sábado, 25, dentro de uma residência situada no Ramal da Zezé ,no bairro Belo Jardim, no segundo distrito de Rio Branco.

A vítima chegou a relatar a Polícia, que estava na casa de seu vizinho lavando roupa quando um homem não identificado invadiu a casa e em posse de uma arma de fogo efetuou um tiro que atingiu a sua mão esquerda, após a ação o criminoso fugiu do local.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, e inicialmente os profissionais do SAMU não encontraram a vítima tendo que cancelar a ocorrência.

Policiais Militares estiveram no local, deram apoio a vítima e em seguida o colocaram dentro a viatura, acionando novamente a ambulância do SAMU que inteceptou a viatura Policial. Os Paramédicos do SAMU prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam Cleverson com um tiro na mão esquerda ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

A Polícia acredita que o tiro na mão de Cleverson foi um corretivo que ele recebeu de uma organização criminosa. O autor do crime não foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Acre

Ministro da Integração chega em Rio Branco neste domingo

Publicado

em

O governador Gladson Cameli anunciou nas redes sociais na noite deste sábado, 25, que o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional do governo Lula, Waldez Góes, estará em Rio Branco neste domingo, 26, para conferir de perto os estragos provocados pela enchente do Rio Acre e pelo transbordamento de igarapés e córregos na capital acreana.

No Twitter, Gladson afirmou que vai receber o ministro no Aeroporto de Rio Branco. “Estarei no Aeroporto para recebê-lo pessoalmente. Ele vem ao nosso estado pessoalmente para verificar a situação das famílias afetadas pela enxurrada”, disse.

Apesar do anúncio, Nayara Lessa, secretária de comunicação do governo acreano, afirmou que a agenda do ministro e a hora que Waldez Góes chega ao Acre ainda não foi definida.

Continuar lendo

Acre

Cerca de 500 pessoas estão abrigadas e quase 2 mil desalojadas

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal tem atuado na contenção dos prejuízos causados pela enchente do Rio Acre, córregos e igarapés pela capital acreana. De acordo com o capitão Cláudio Falcão, neste sábado, 25, há cerca de 500 pessoas abrigadas e quase 2 mil desalojadas.

O nível do Rio Acre continua subindo em Rio Branco e marcou 16,31 metros por volta do meio-dia. A previsão é de mais chuva pelo menos até este domingo (26).

Em Rio Branco, escolas estão servindo de abrigo temporários às famílias atingidas pela alagação, bem como igrejas e centros de treinamento. Diversas campanhas de solidariedade estão sendo realizadas por organizações não-governamentais, órgãos públicos e empresas privadas na tentativa de arrecadar alimento, roupas, água mineral, produtos de limpeza e higiene.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas