O Acre terá representação do Departamento Nacional de Produção Mineral. O governador Tião Viana entregou as chaves do prédio onde vai funcionar o órgão, que é ligado ao Ministério de Minas e Energia. O estado era o único na Federação que ainda não tinha um escritório local e dependia de Rondônia.
A instalação do DNPM é uma reivindicação antiga das empresas que trabalham com extração de produtos minerais como areia, argila e água mineral. O governador Tião Viana e o deputado Thaumaturgo Lima fizeram vários pedidos para que o Acre passasse a contar com um atendimento local.O Departamento é o órgão responsável pela gestão do patrimônio mineral brasileiro.
“Ao instalar um órgão federal surgem oportunidades que podem facilitar iniciativas, pesquisas. Os mineradores terão alguém que indique o que precisa e o que pode ser feito”, disse Paulo Brandão, do DNPM de Brasília.
O representante do departamento explica que a maior vantagem é poder contar com o serviço sendo prestado no Acre. “Isso evita que os mineradores precisem se deslocar até Rondônia a cada vez que precisam de algum atendimento”, acrescentou.
Em julho a representação do DNPM fez a primeira visita ao Acre para firmar o compromisso de instalar o escritório no Estado. “Desta vez em vim acompanhado pelo Márcio Leal, da área de informática, e Nilton Santana, da engenharia, para que fizéssemos um levantamento de tudo que será necessário para a instalação do DNPM aqui no estado”, disse Paulo Brandão.
Tatiana Campos
Após vencer na Justiça uma sucessão de ações movidas contra Alexandre Correa, 55 anos, Ana…
Dados consultados no Tribunal de Contas do Acre (TCE) revelam que o Estado do Acre…
As autoridades de saúde estaduais e nacionais estão em alerta diante do aumento dos casos…
O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, revelou na manhã desta quinta-feira,…
Medida provisória publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União autoriza o pagamento, por…
A Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público…