Menu

MPF/AC insiste para que Justiça Federal barre aumento na tarifa de energia elétrica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) enviou à Justiça Federal um aditamento à ação civil pública impetrada em novembro de 2010 que pedia que fosse proibida a majoração no preço da energia elétrica no Estado do Acre enquanto as concessionárias não passassem a prestar um serviço adequado e de acordo com o previsto na Constituição Federal.

MPF/AC insiste para que Justiça Federal barre aumento na tarifa de energia elétrica

Anúncio

Segundo o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, responsável pela ação, a Eletroacre/Eletrobrás segue tratando os consumidores acreanos com verdadeiro descaso, e desconsiderando também a obrigação de se oferecer serviço público a preço módico, sendo o valor da energia no Acre um dos mais mais altos do Brasil.

O pedido de liminar feito na ação de 2010 foi indeferido pela JF que até o momento não julgou o mérito da ação, ensejando que, além dos 7,24% autorizados no ano passado, fosse imposto um aumento de mais de 11% na tarifa este ano, o que, inclusive, ultrapassa em muito o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 6,66% neste período.

O MPF tenta há mais de 2 anos fazer com que o serviço de fornecimento de energia elétrica seja prestado de forma adequada e com preços módicos. A Aneel e a Eletrobrás não acolheram recomendações e a Justiça Federal negou o pedido feito. O aditamento feito à ACP segue os mesmos argumentos de antes, de que o serviço não está sendo prestado conforme a Lei e a tarifa praticada no Acre é abusiva.

A ação corre na 2ª Vara da Justiça Federal e pode ser acompanhada pelo número 15448-20.2010.4.01.3000.

Agência MPF/AC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.