No Mercado Municipal Elias Mansour, no centro de Rio Branco, feirantes que ocupam um dos espaços da área estão revoltados com a Secretaria de Agricultura que retirou os climatizadores existentes no local o que fez com que o espaço se tornasse uma “sauna”.
Na área cobertura do mercado, onde se revezam semanalmente setenta feirantes, havia dez clmatizadores, uma espécie de ventilador de teto que joga partículas de água para amenizar o calor. Há cerca de seis meses, a Secretaria de Agricultura retirou seis dos aparelhos que apresentaram problemas e os envio para manutenção. Dos quatro aparelhos restantes apenas um está funcionando, e não é suficiente para cobrir toda a área.
Ney Tavares, feirante no mercado disse que quando os climatizadores foram retirados, a SAFRA prometeu que seriam reinstalados em um curto espaço de tempo, mas até agora não foram trazidos de volta.
“Já fazem mais de seis meses que estamos enfrentando o calor aqui. Eu sei que faz calor em toda parte, mas esses ventiladores pelo menos deixavam a temperatura mais amena aqui dentro. Por causa do calor nossas vendas caíram porque os clientes se afastaram daqui”, reclama.
O administrador do mercado, Francisco Nepumoceno admitiu a demora no conserto dos equipamentos mas justificou que a manutenção está atrasada porque ficou sob a responsabilidade de uma empresa paulista, que não tem representação no Acre. Ele disse que a Secretaria de Agricultura está aguardando o repasse uma verba para autorizar a manutenção.
“Infelizmente não depende da administração do mercado. A secretaria está acompanhando o pedido de manutenção. Os aparelhos foram enviados pra São Paulo e em breve serão colocados de volta. A situação de feirantes e clientes aqui vai melhorar com a revitalização do mercado que já começou. Peço um pouco mais de paciência a todos”, disse ele.
Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para ac24horas.com
A Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) manifestou pesar na noite desta quarta-feira, 8,…
O ex-vereador Jader Saraiva Machado Filho, o Jadinha, de 62 anos, morreu nesta quarta-feira, 8,…
Um jovem de aproximadamente 22 anos, funcionário de uma empresa terceirizada contratada pelo Departamento de…
Proporcionando avanços nas políticas públicas e no controle da Segurança Alimentar e Nutricional estadual, a…
Um dia após o magnata Mark Zuckerberg - dono do grupo Meta, que controla o…
Esmeralda Melo, 51 anos, esposa do ex-deputado federal e advogado Fernando Melo, teve morte encefálica…