Menu

Pleno do TJ Acre escolhe Juíza Maria Cezarinete como nova desembargadora da corte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 Em Sessão Ordinária do Tribunal Pleno Administrativo, nesta quarta-feira (7), a Juíza Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim, foi eleita, pelo critério de antiguidade e por unanimidade dos votos, como nova desembargadora da Corte de Justiça do Acre.


A magistrada, que atualmente exerce a titularidade da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, assume a vaga deixada pela desembargadora Miracele Borges, aposentada compulsoriamente em 17 de julho deste ano, ao completar 70 anos de idade.

Publicidade

Da Sessão do Tribunal Pleno, presidida pelo desembargador Adair Longuini, estiveram presentes os desembargadores Eva Evangelista, Francisco Praça, Arquilau Melo, Feliciano Vasconcelos, Samoel Evangelista, Pedro Ranzi e Roberto Barros.


Ao receber os cumprimentos pela escolha, a Maria Cezarinete declarou sentir-se feliz e honrada, “porque é a coroação de uma carreira, de uma trajetória, chegar ao desembargo”.


A juíza também avaliou que a ascensão é uma circunstância natural da carreira na Magistratura. “Vejo com muita naturalidade essa ascensão e me sinto muito honrada pela confiança que foi demonstrada à minha pessoa pelos membros do Tribunal de Justiça, ao qual me curvo. o TJAC realmente é um Tribunal pequeno em termos numéricos, mas de uma sabedoria ímpar e que se impõe em dizer o direito na hora certa”, ressaltou.


Maria Cezarinete também agradeceu o apoio recebido do presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz Marcelo Carvalho, e especialmente da sua família, tendo dedicado o novo título à sua mãe.


“Encerro hoje uma etapa em minha vida, ao mesmo que já me sinto com muita saudade, porque amo o que faço – sou juíza, morro juíza! Gosto muito da minha vara, onde estou há 20 anos, e agora terei que cortar o cordão umbilical, mas é um novo ciclo que se inicia. Agora passarei a ser juíza de Segundo Grau”, disse, por fim, a nova desembargadora do TJAC.


O presidente da Asmac também fez questão de felicitar a juíza. “Meus parabéns à Maria Cezarinete, escolhida pelo critério de antiguidade, a mais antiga juíza de nossa Magistratura. E ainda parabenizo o Tribunal, pela forma com que se manteve dentro dos princípios da administração pública, de forma bastante reta e firme nesta escolha”, afirmou Marcelo Carvalho.


Trajetória profissional


Maria Cezarinete Angelim nasceu em Rio Branco (AC), em 16 de outubro de 1955. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre e ingressou na Magistratura em março de 1988. É juíza titular da 2ª Vara Cível de Rio Branco há 20 anos.


Foi presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) no biênio 2003-2005. Também atuou como supervisora didática da Escola da Magistratura do Estado do Acre entre 1997 e 1999; diretora social da Asmac, de 1994 a 1996; e primeira vice-presidente da entidade, entre 2001 e 2002.


AGÊNCIA TJAC

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido