Conecte-se agora

Mostra de cinema “Fica o Ano Inteiro” no Acre

Publicado

em

André Gonzaga

A cidade de Rio Branco não esperava que 2011 seria o ano do audiovisual por aqui. A última aposta na área foi a do Pachamama, cinema de fronteira. Ou seria sem fronteiras? Pois bem, mais uma boa notícia na área para quem já estava com saudade da movimentação das últimas semanas. Será realizada a mostra “Fica o ano inteiro” nos dias 14 e 15 de dezembro no Cine Teatro Recreio. A solenidade de abertura começa a partir das 14 horas.

É um evento que vai exibir os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (o Fica) pela primeira vez no Acre. Serão duas sessões diárias, às 15 e 19 horas. A primeira é direcionada aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do Estado e a outra para todo o público. As obras são de realizadores do Brasil, China, Holanda e ainda direto das aldeias, isso mesmo! Nada melhor do que falar de meio-ambiente tendo um legítimo representante indígena como porta-voz. A entrada é gratuita.

SOBRE O FICA

A semente foi plantada no planalto central em 1999, na Cidade de Goiás (ou Goiás Velho), para divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta, média e longas-metragens nos gêneros ficção, animação ou documentário produzidas em qualquer parte do mundo com temática ambiental. O Fica promove também ações de distribuição, produção, formação e capacitação na área do audiovisual.

Todos os anos os filmes vencedores recebem um trófeu que leva o nome de figuras que foram importantes para a história da cidade. Cora Coralina, Jesco Von Puttkamer, João Bênnio, Acari Passos, José Petrillo e Carmo Bernardes são alguns exemplos. É um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo e a premiação é a mais, digamos, generosa da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.

A realização é uma parceria do governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), e do Governo do Acre pela Representação do Governo do Acre em Brasília, Secretaria de Comunicação, Fundação Elias Mansour e Secretaria de Meio Ambiente. A Associação Samaúma Cinema e Vídeo, o Cineclube Opiniões, além de empresários de Rio Branco, são os co-realizadores da edição local do Fica o ano inteiro.

PROGRAMAÇÃO

DIA 14, às 15 e 19 horas

Prêmio: troféu Cora Coralina de melhor obra

Filme: Bicicletas de Nhanderu

Ariel Ortega e Patrícia Ferreira (PE) / 45 minutos

Prêmio: troféu Jesco Von Puttkamer de melhor média-metragem

Filme: O Desejo da Vila de Changh

Xia Chenan, produção chinesa / 38min25

Prêmio: troféu João Bênnio

Filme: Teia do Cerrado

Uliana Duarte / 15 minutos

DIA 15, às 15 e 19 horas

Prêmio: troféu Acari Passos de média-metragem

Filme: Pólis

Marcos Pimentel (MG) / 22 minutos

Prêmio: troféu José Petrillo

Filme: TamanduAbandeira

Ricardo Podestá / 8 minutos

Prêmio: Troféu Carmo Bernandes para melhor longa-metragem

Filme: Os Guerreiros do Arco-íris da Ilha de Waiheke

Suzanne Raes, produção holandesa / 01h27

Mais informações sobre a programação, sinopses e trailers dos filmes no blog www.ficaac.blogspot.com

Anúncios
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas