Conecte-se agora

Mostra de cinema “Fica o Ano Inteiro” no Acre

Publicado

em

André Gonzaga

A cidade de Rio Branco não esperava que 2011 seria o ano do audiovisual por aqui. A última aposta na área foi a do Pachamama, cinema de fronteira. Ou seria sem fronteiras? Pois bem, mais uma boa notícia na área para quem já estava com saudade da movimentação das últimas semanas. Será realizada a mostra “Fica o ano inteiro” nos dias 14 e 15 de dezembro no Cine Teatro Recreio. A solenidade de abertura começa a partir das 14 horas.

É um evento que vai exibir os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (o Fica) pela primeira vez no Acre. Serão duas sessões diárias, às 15 e 19 horas. A primeira é direcionada aos estudantes das escolas da rede pública de ensino do Estado e a outra para todo o público. As obras são de realizadores do Brasil, China, Holanda e ainda direto das aldeias, isso mesmo! Nada melhor do que falar de meio-ambiente tendo um legítimo representante indígena como porta-voz. A entrada é gratuita.

SOBRE O FICA

A semente foi plantada no planalto central em 1999, na Cidade de Goiás (ou Goiás Velho), para divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curta, média e longas-metragens nos gêneros ficção, animação ou documentário produzidas em qualquer parte do mundo com temática ambiental. O Fica promove também ações de distribuição, produção, formação e capacitação na área do audiovisual.

Todos os anos os filmes vencedores recebem um trófeu que leva o nome de figuras que foram importantes para a história da cidade. Cora Coralina, Jesco Von Puttkamer, João Bênnio, Acari Passos, José Petrillo e Carmo Bernardes são alguns exemplos. É um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo e a premiação é a mais, digamos, generosa da América Latina no gênero: R$ 240 mil em prêmios.

A realização é uma parceria do governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Cultura (Agepel), e do Governo do Acre pela Representação do Governo do Acre em Brasília, Secretaria de Comunicação, Fundação Elias Mansour e Secretaria de Meio Ambiente. A Associação Samaúma Cinema e Vídeo, o Cineclube Opiniões, além de empresários de Rio Branco, são os co-realizadores da edição local do Fica o ano inteiro.

PROGRAMAÇÃO

DIA 14, às 15 e 19 horas

Prêmio: troféu Cora Coralina de melhor obra

Filme: Bicicletas de Nhanderu

Ariel Ortega e Patrícia Ferreira (PE) / 45 minutos

Prêmio: troféu Jesco Von Puttkamer de melhor média-metragem

Filme: O Desejo da Vila de Changh

Xia Chenan, produção chinesa / 38min25

Prêmio: troféu João Bênnio

Filme: Teia do Cerrado

Uliana Duarte / 15 minutos

DIA 15, às 15 e 19 horas

Prêmio: troféu Acari Passos de média-metragem

Filme: Pólis

Marcos Pimentel (MG) / 22 minutos

Prêmio: troféu José Petrillo

Filme: TamanduAbandeira

Ricardo Podestá / 8 minutos

Prêmio: Troféu Carmo Bernandes para melhor longa-metragem

Filme: Os Guerreiros do Arco-íris da Ilha de Waiheke

Suzanne Raes, produção holandesa / 01h27

Mais informações sobre a programação, sinopses e trailers dos filmes no blog www.ficaac.blogspot.com

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar

Deixe uma resposta

Cotidiano

Nicolau Júnior foi um dos convidados da inauguração do novo prédio da Justiça Eleitoral

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) inaugurou hoje sua nova sede. Com o novo espaço, os servidores da justiça eleitoral acreana vão ter ainda mais condições de trabalhar na elaboração, organização e condução das eleições que são realizadas a cada dois anos. A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Roberto Barroso.

Além da nova sede, o momento também foi aproveitado para a outorga de Medalhas do Mérito da Justiça Eleitoral do Acre.

Um outro momento do evento foi a lembrança do trabalho de aperfeiçoamento do voto eletrônico, implantado no Brasil desde as Eleições Municipais de 1996, onde foi destacado o constante aprimoramento do equipamento para a garantia da segurança e transparência do processo eleitoral.

“Muito satisfeito em presenciar mais uma grande conquista da justiça eleitoral. A Assembleia Legislativa do Acre na nossa gestão busca uma relação harmoniosa com todos os poderes. Somos sabedores da seriedade da justiça eleitoral que se dedica de forma muito competente para garantir eleições limpas e fazer com que as leis sejam respeitadas. Estamos aqui também para declarar nossa confiança no processo eleitoral, que é reconhecido em todo o mundo”, afirma Nicolau.

 

Continuar lendo

Acre

Separada, Nicole Bahls ironiza suposta traição dançando funk

Publicado

em

Por

Ao que tudo indica, a separação de Nicole Bahls e Marcelo Bimbi ainda vai render boas histórias. Após uma suposta traição, a modelo postou nas redes sociais um vídeo em que aparece dançando funk. Para os seguidores, a performance daria entender uma indireta a Bimbi.

“Perfeita”, “maravilhosa”, “diva”, foram alguns adjetivos deixados pelos fãs no campo de comentários da postagem.

LEIA TAMBÉM: >>> Vídeo mostra Marcelo Bimbi com acreana apontada como pivô da separação com Nicole

Ao R7, Nicole disse apenas que deseja tudo de bom para o ex. “Desejo que ele seja feliz , hoje entendo que realmente não era pra mim, que Deus tem algo melhor pra minha vida . Tenho mergulhado no trabalho para não pensar muito na vida pessoal”, declarou ela.

Separação

O fim do casamento de Nicole Bahls e Marcelo Bimbi foi confirmado ao R7 no domingo (25). “Marcelo foi uma marido muito bom para mim durante oito anos, mas no final, acabamos nos afastando. Não tenho nada para dizer sobre ele que não seja coisas boas”, declarou ela.

Na quarta-feira (28), a modelo comentou sobre alguns vídeos que começaram a circular na internet em que o ex-marido aparecia com a consultora de moda Maryllia Gabriela. “Estou triste, mas desejo que ele seja feliz, só isso”, disse a modelo, que preferiu não se estender no assunto.

Naquela data, mais a noite, a mulher apontada como pivô da separação de Nicole e Marcelo se pronunciou sobre a polêmica. “Eu queria dizer que a internet está cheia de ódio, cheia de juízo de valor, cheia de gente que sabe apontar o dedo e dizer o que você fez ou deixou de fazer. Queria dizer para vocês que eu estou com a consciência limpa. Eu sei do meu coração e eu sei da minha verdade”, disse.

“Vocês que estão aí no direct, estão perdendo o tempo de vocês. Aqui, a minha vida vai continuar, vou seguir com meu conteúdo, com seguir com tudo o que eu faço e gratidão para quem está me mandado mensagem de amor”, falou.

Nicole e Marcelo estavam oficialmente casados desde dezembro de 2018. No final de 2019, eles chegaram a dar um tempo na relação, mas reataram logo em seguida.

Continuar lendo

Acre 01

Sobre voto impresso, Gladson dispara: “Eu não vou questionar um sistema em que fui eleito”

Publicado

em

Durante o evento de solenidade da inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, o governador Gladson Cameli (Progressistas) se mostrou contrário ao voto impresso, pauta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Cameli fez coro às declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Roberto Barroso, que defendeu na manhã desta quinta-feira, 29, o voto eletrônico e as eleições limpas.

À imprensa, Cameli afirmou que o país tem tantas outras prioridades no momento para se resolver e classificou adoção do voto impresso como aumento de despesas e completamente desnecessária.

“Eu não vou questionar um sistema que eu fui eleito. Um sistema que facilita e que prevalece a democracia. Eu acho que temos tantas outras prioridades, que temos que resolver e eu vejo isso como um aumento de despesa. Eu não vejo necessidade de um voto impresso de um sistema que me elegeu governador, em 2018. A tecnologia tá aí e a justiça eleitoral tá correndo pra que cada vez tenhamos uma eleição mais ágil no resultado. A minha opinião sobre o voto impresso é desnecessário. O próprio ministro Barroso explicou que os partidos têm todo o sistema que dar as condições de mostrar os votos de cada partido em cada urna. Então, não há necessidade”, afirmou.

Continuar lendo

Destaque 6

Uber lança viagens de moto em Rio Branco

Uber Moto contará com todos os recursos de segurança do app, incluindo
os relacionados à Covid-19

Publicado

em

A Uber vai expandir o Uber Moto, uma nova modalidade da plataforma no Brasil, para a cidade de Rio Branco. Com a novidade, os usuários do app poderão se deslocar pela cidade de motocicleta, por um preço menor do que o do UberX e com a mesma tranquilidade já proporcionada pelos recursos de segurança oferecidos no app da Uber.

Todas as viagens com a Uber – e agora também com Uber Moto – incluem, entre outras medidas, a checagem de apontamentos criminais dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

O Uber Moto foi lançado em novembro de 2020 e já está presente em dez cidades do país. Agora, será expandido para a capital do Acre e algumas outras cidades, como Manaus, Belém e Boa Vista. Por ser uma novidade, nos primeiros dias o tempo de espera por uma viagem pode oscilar para cima ou para baixo, mas em pouco tempo a tecnologia da Uber possibilita maior equilíbrio entre oferta e demanda.

“As viagens de moto já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, então, para que sejamos realmente o app que faz parte do dia a dia das pessoas, era importante que também tivéssemos essa opção”, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber.

Com a chegada da nova modalidade, entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto. Para dirigir na modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR).

Segundo Penna, com mais esse lançamento a plataforma da Uber oferece cada vez mais oportunidades de renda para motociclistas, que podem escolher, para encaixar em sua rotina, a entrega de pedidos de Uber Eats, viagens de Uber Moto e a entregas de itens no Uber Flash Moto , modalidade já disponível em algumas cidades do país.

“O parceiro que já faz entregas de Uber Eats agora poderá optar por fazer viagens de Uber Moto nos momentos em que houver menor demanda de pedidos de refeições, por exemplo.”

Segurança

As viagens de Uber Moto contarão com uma série de recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber em todas as viagens, como seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros.

Assim como os entregadores parceiros do Uber Eats, condutores do Uber Moto receberão conteúdo educacional sobre segurança viária, estimulando a direção segura e o respeito às leis de trânsito. Todos os parceiros da Uber também passam por uma checagem de identidade via selfie, e, desde o começo da pandemia, uma selfie adicional verifica o uso de máscara .

A Uber também contratou um especialista para validar um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto. O trabalho foi realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.

Entre as recomendações que serão informadas aos usuários e parceiros estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas – que podem ser fornecidas pelos condutores e ter o valor reembolsado pela Uber.

“A Covid-19 é uma doença com alta taxa de transmissibilidade, então elaboramos recomendações com o objetivo de reduzir substancialmente a chance de infecção entre pessoas que usam o serviço”, afirma Barbosa. Ele explica ainda que o uso de máscaras de forma correta segue sendo a medida de prevenção mais efetiva quando a proximidade entre as pessoas é inevitável, como em meios de transporte.

Sobre a Uber

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 15 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas