Menu

TCE vasculha prefeitura de Acrelândia, existem novas denuncias do Fundeb

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quase um mês depois dos formadores de um consórcio para matar o vereador Pinté irem parar atrás das grades, caso conhecido pela denuncia do desvio de verbas do Fundeb, o Tribunal de Contas do Estado está novamente vasculhando as contas do município de Acrelândia, localizado a 100 km da capital. Há novas denuncias de desvio dos recursos do fundo que vem se transformando um pesadelo para os gestores públicos.

O prefeito Clovis Moretti, vem negando informações a respeito da prestação de contas (folha analítica) referente aos repasses oriundos do Fundeb e os 25% da contrapartida da prefeitura (recursos próprios) no que correspondem aos 60% destinados ao pagamento dos professores da rede municipal dos últimos sete meses.

Anúncio

A informação é da presidente do Sinplac, a professora e sindicalista Socorro Lima. Ela conta que depois que solicitou os documentos passou a ser perseguida pelo prefeito “que está negando minha disponibilização para o sindicato e ainda por cima me transferiu para uma escola que fica a 36 km da cidade”, disse.

Ainda segundo a sindicalista, os gestores que substituíram a turma do ex-prefeito Carlinhos Araújo, “estavam à vontade com a prestação de contas do fundo”. A líder sindical confirmou a presença do Tribunal de Contas no município. Diante do silêncio nas respostas dos documentos solicitando a prestação de contas, o caso já foi denunciado ao Ministério Público.

O artigo 543 da Constituição diz que o empregado eleito para cargo de administração sindical ou representação profissional, inclusive junto a órgão de deliberação coletiva, não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar ou mister que lhe dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais.

Socorro diz ainda que encaminhou ao município toda a documentação exigida e mesmo assim está sendo ameaçada e perseguida. “Parece que estamos vivendo novamente uma ditadura onde sindicalistas são perseguidos por defenderem o povo”, concluiu.

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.