O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, participa a partir de amanhã em Durban, na África do Sul, da COP-17, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontece em Durban, na África do Sul, até 9 de dezembro. Gladson foi designado pela presidência da Câmara dos Deputados para representar juntamente com outros deputados federais a Câmara Baixa do País, na África.
A equipe de parlamentares brasileira chegará à conferência, justamente para discutir os protocolos de negociações climáticas, já que essa primeira semana de abertura, foram focados os problemas econômicos que afetam o planeta. Para Cameli, a postura do Brasil tem que ser muito firme, já que as pressões internacionais inevitavelmente focalizam a Amazônia como solução para os problemas mundiais. “Temos que discutir a formação de um fundo climático verde, como querem os representantes de 40 países, porém com a consciência de que o investimento e penalidades devem ser de todos – disse o parlamentar”.
Ainda segundo o presidente da Comissão da Amazônia, a criação do Fundo Climático Verde está sendo discutido desde a COP-15, realizada há dois anos em Copenhague (Dinamarca), ganhando força no ano passado, durante a COP-16, realizada em Cancún (México). Um grupo formado por representantes de 40 países foi criado para discutir a implementação do fundo ambiental, mas os trabalhos ao longo de 2011 não deram muito resultado.
Gladson Cameli afirmou ainda que tem a consciência da pequena força do parlamento brasileiro em uma reunião desse nível, porém, disse que a voz da delegação brasileira servirá para defender os interesses da Nação, caso se coloque na mesa, situações contrárias aos interesses do Brasil.
A delegação brasileira contará com os membros da Comissão da Amazônia, Gladson Cameli (PP-AC), Raul Lima (PSD-RR) e Magda Mofatto (PDT-GO).
David Casseb
A Universidade Amazónica de Pando (UAP), localizada em Puerto Evo Morales, na Bolívia, fronteira com…
A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Patrícia Rêgo, apresentou…
O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) protocolou um requerimento na última segunda-feira (25) solicitando uma…
A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre decidiu negar a apelação apresentada…
A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “planejou, atuou e teve…
Cabos de aço estão sendo instalados durante as obras de recuperação estrutural da Passarela Joaquim…