Na frente da escola Cerb, o estudante Lucas Menezes coloca o pé na faixa de pedestre e o motorista Sérgio Lisboa Mendes pisa no freio e dá a preferência. Tranquilo e com segurança o garoto cruza a Avenida e chega do outro lado da rua. A cena, que em anos anteriores era rara de ser ver, tornou-se comum nas ruas das cidades do Acre.
O motivo é lógico, claro, os motoristas assimilaram muito bem as campanhas educativas do Departamento Estadual de Transito, o DETRAN.
“Antes de tudo a gente tem que lembrar que somos todos pedestres. No controle de um carro nossa responsabilidade aumenta em relação ao pedestre”, observa Sérgio Lisboa, que avalia positivamente a implantação da sinalização nas vias.
Para auxiliar os motoristas a sempre respeitarem a faixa de pedestre, o DETRAN vem mantido constantemente equipes de educadores de transito nas principais ruas onde o tráfego de pedestres é mais intenso. Em frente duas lojas de eletrodomésticos, na Avenida Epaminondas Jácomes, a educadora Nilva Pereira auxiliar os pedestres na travessia exibindo uma placa em forma de uma mao espalmada.
“Pra mim é satisfatório auxiliar o pedestre e ao mesmo tempo poder lembrar ao motorista que a educação no transito é muito importante”, diz ela.
Mas para atingir os índices de redução de acidentes e aumentar e oferecer por meio das campanhas educativas mais informações aos motoristas, o DETRAN precisou investir cerca de R$ 575 mil na confecção de material gráfico, camisetas e campanhas no rádio e na TV.
Na fiscalização o volume de investimentos foi bem mais significativo. O DETRAN gastou R$ 1,4 milhoes para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Na capital e no interior, a sinalização vertical e horizontal (semáforos, faixas e placas) mudaram inclusive a paisagem das cidades, tornando o transito mais seguro e moderno.
Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para ac24horas.com
Dois quilos de maconha do tipo skunk foram apreendidos pela Polícia Militar na manhã desta…
Apaixonado! Neymar resolveu mostrar seu senso de humor ao “vigiar” a namorada, Bruna Biancardi, que…
O valor da contribuição previdenciária mensal dos Microempreendedores Individuais (MEIs) subiu em 2025. O aumento…
Entre o período de outubro de 2024 a janeiro de 2025, o custo da cesta…
A Prefeitura de Boca do Acre, no Amazonas, informou que o fornecimento de água será…
Coordenadora e principal executora da política indigenista do governo federal, a Fundação Nacional dos Povos…