Na frente da escola Cerb, o estudante Lucas Menezes coloca o pé na faixa de pedestre e o motorista Sérgio Lisboa Mendes pisa no freio e dá a preferência. Tranquilo e com segurança o garoto cruza a Avenida e chega do outro lado da rua. A cena, que em anos anteriores era rara de ser ver, tornou-se comum nas ruas das cidades do Acre.
O motivo é lógico, claro, os motoristas assimilaram muito bem as campanhas educativas do Departamento Estadual de Transito, o DETRAN.
“Antes de tudo a gente tem que lembrar que somos todos pedestres. No controle de um carro nossa responsabilidade aumenta em relação ao pedestre”, observa Sérgio Lisboa, que avalia positivamente a implantação da sinalização nas vias.
Para auxiliar os motoristas a sempre respeitarem a faixa de pedestre, o DETRAN vem mantido constantemente equipes de educadores de transito nas principais ruas onde o tráfego de pedestres é mais intenso. Em frente duas lojas de eletrodomésticos, na Avenida Epaminondas Jácomes, a educadora Nilva Pereira auxiliar os pedestres na travessia exibindo uma placa em forma de uma mao espalmada.
“Pra mim é satisfatório auxiliar o pedestre e ao mesmo tempo poder lembrar ao motorista que a educação no transito é muito importante”, diz ela.
Mas para atingir os índices de redução de acidentes e aumentar e oferecer por meio das campanhas educativas mais informações aos motoristas, o DETRAN precisou investir cerca de R$ 575 mil na confecção de material gráfico, camisetas e campanhas no rádio e na TV.
Na fiscalização o volume de investimentos foi bem mais significativo. O DETRAN gastou R$ 1,4 milhoes para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Na capital e no interior, a sinalização vertical e horizontal (semáforos, faixas e placas) mudaram inclusive a paisagem das cidades, tornando o transito mais seguro e moderno.
Jairo Barbosa – [email protected]
De Rio Branco para ac24horas.com