Conecte-se agora

Polícia prende maníaco da Bahia na zona rural do Bujari

Publicado

em

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar do município do Bujari (28 quilômetros de capital) culminou na prisão de Valdimiro Campos Costa, 39 anos, o Vavá. Ele estava sendo procurado há cerca de dois meses sob acusação de estuprar várias mulheres, na região da Baixada do Sol e castigar as vítimas com um facão.

Pelo modus operandi Vavá passou a ser chamado de maníaco da luz, pelo fato de desligar o padrão de energia das residências das vítimas. Os policiais o localizaram em uma fazenda no Ramal Espinhara, km 30, na altura do quilômetro 52 da BR-364, sentido Sena Madureira.

Também conhecido como maníaco da Bahia, isso porque, muitas das vítimas que acusam Valdimiro Campos, residem no referido bairro. Um dos homens mais procurado pela polícia acriana nos últimos 60 dias, cumpriu uma condenação de 16 anos de reclusão por homicídio, crime ocorrido em 1993 contra um homem identificado como Filó.

Pelo assassinato de Filó Vavá passou uma temporada no presídio, ganhou o benefício condicional, mas deixou de cumprir as determinações judiciais e teve o benefício revogado. Preso, ele foi recambiado ao complexo penitenciário, mas há pouco mais de três meses ganhou o regime aberto.

Livre da cadeia Vavá teria desenvolvido uma tara por mulheres casadas e atacando-as, quando os maridos saiam para trabalhar. Os supostos ataques do investigado deram início a uma série de reclamações de estupro, que estão sendo apuradas na Delegacia da Mulher.

PRISÃO

Por volta de 11h30 desta quinta-feira, os investigadores da Delegacia-Geral do Bujari, com auxilio dos PMs C. Silva e Augusto Filho, cercaram a sede da fazenda Sobral. Ao perceber que havia sido localizado tentou se refugiar dentro do banheiro da casa, mas a estratégia falhou e foi alcançado na entrada do sanitário. Não reagiu.

Contido, ele foi trazido para sede da delegacia e apresentado ao delegado Marco Antonio de Toledo, que mandou comunicar a prisão a Vara de Execuções Penais, em seguida ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e posteriormente recolhido ao presídio Francisco d’Oliveira Conde.

O dono da fazenda (nome não mencionado pela polícia) colaborou com os investigadores e revelou que ele estava na colônia há três dias. No dia em que chegou ao local, onde ocorreu a prisão, Vavá fez a barba, na tentativa de não ser reconhecido. Vítimas se queixam que seu agressor usava barba. Em poder do acusado foi apreendida uma faca Boito, supostamente usada por Vavá para torturar as vítimas.  A faca será periciada e submetida a reconhecimento individualizado, pelas vítimas.

A polícia está apurando a informação que sugere ter sido Vavá o responsável por um estupro tentado ocorrido no Ramal Taboquinha, que fica nas cercanias da fazendo onde este foi preso. A tentativa de estupro ocorreu há cerca de duas semanas, segundo foi apurado.

Acre

Forte chuva em Rio Branco alaga ruas do bairro 15 e no Rui Lino

Publicado

em

A forte chuva que atinge Rio Branco, desde as primeiras horas desta sexta-feira, 02, alagou diversas ruas da cidade, gerando transtorno a população.

Um desses casos é na rua Aripuana, no bairro Rui Lino 3. O volumoso nível de água ultrapassou os acessos e quase chega às casas. A mesma situação também ocorre no Bairro 15. Vídeos das inundações na localidade foram enviados pelos moradores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo e outro laranja, para todo o Estado, em que são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar de 60 a 100 km/h.

Com a previsão de chuvas intensas e temporais tanto nesta sexta, quanto no sábado, 03, a Defesa Civil do município se mantém em estado de atenção.

Em caso de emergência, é possível acionar as equipes pelos pelo telefone 199 e também do Corpo de Bombeiros, no 193.

Continuar lendo

Acre

Juiz Gilberto Matos é eleito como presidente da Asmac

Publicado

em

O juiz titular do 2º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco (Jecrim), Gilberto Matos de Araújo, foi eleito presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), para o biênio 2023/2025, na última quinta-feira, 1° de dezembro.

O magistrado foi eleito em chapa única – tendo a participação maciça da classe jurista. A votação e a apuração foram realizadas na sede administrativa da entidade, no Fórum Barão do Rio Branco.

Concorrendo à eleição pela primeira vez, Matos agradeceu o apoio dos colegas e afirmou ser uma honra assumir a entidade. “Fico feliz pelo voto de confiança. Assumo a nova missão com a responsabilidade de defender a classe e de buscar a continuidade nos projetos da gestão atual”, declarou.

Bibliografia

Gilberto Matos de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e possui MBA em Direito Empresarial pela FGV. Ele ingressou na magistratura em 2009 e, atualmente, responde pela Jecrim, além de atuar como juiz eleitoral da 1ª Zona (biênio 2022/2023).

O novo presidente da Asmac já foi titular das Varas Únicas das Comarcas de Plácido de Castro e Acrelândia. Ele também já atuou na Vara Criminal de Rio Branco.

Continuar lendo

Acre

Falha no atendimento a presos monitorados vira alvo de inquérito

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) resolveu abrir um inquérito civil para apurar inúmeras reclamações relacionadas a falhas no atendimento aos presos monitorados por tornozeleira eletrônica na capital. O despacho foi publicado na edição do Diário Eletrônico de quarta-feira, 30.

Tales Fonseca Tranin, da 14ª Promotoria de Justiça Criminal, destacou que vem recebendo constantes reclamações por parte de reeducandos monitorados, quanto à indisponibilidade dos telefones da Unidade de Monitoramento Eletrônico da capital. Segundo ele, há aproximadamente 1.500 indivíduos incluídos no sistema de monitoração eletrônica, apenas na cidade de Rio Branco, e que em razão da falta de efetivo, apenas dois policiais ficam encarregados pelo atendimento das solicitações.

Talles ressaltou que considerando o elevado número de situações que demandam a atuação das equipes de fiscalização da UMEP diariamente e que a dificuldade de comunicação com a unidade vem ocasionando diversos prejuízos aos monitorados, que por muitas vezes acabam sendo presos em razão das violações, mesmo estando em comprovado estado de necessidade, como por exemplo, nas ocasiões em que são vítimas de tentativa de homicídio.

Visando a necessidade de regularização da problemática, sobretudo evitar prejuízos aos monitorados que demonstram interesse em cumprir a pena nos moldes estabelecidos, a promotoria do órgão controlador decidiu uma investigação. “Resolve instaurar inquérito civil com fundamento no art. 4º, caput, da Resolução n.º 23/2007/CNMP, e no art. 23, caput, da Resolução n.º 28/2012, do Colégio de Procuradores de Justiça do MPAC, a fim de verificar a procedência das alegações de possível deficiência no serviço de fiscalização e assistência aos presos sob monitoração eletrônica pela Unidade de Monitoramento Eletrônico de Presos em Rio Branco”, diz trecho do documento.

Ao fim do despacho, o promotor determinou a expedição de ofício ao Diretor Presidente do IAPEN e ao Diretor da UMEP, para que informem, no prazo de 10 (dez) dias, o modo de funcionamento das linhas telefônicas destinadas ao atendimento dos reeducandos monitorados e, se estão disponíveis 24 horas por dia e quantos servidores são lotados no setor.

Continuar lendo

Acre

Nicolau Júnior parabeniza José Ribamar novo presidente do TCE

Publicado

em

O deputado estadual reeleito, Nicolau Junior ( PP), presidente da Assembleia Legislativa parabenizou o conselheiro José Ribamar, aclamado nesta quinta-feira, para presidir o Tribunal de Contas do Estado.

Nicolau destacou o trabalho realizado pelo então presidente Ronald Polanco e disse que o TCE estará em boas mãos na gestão de Ribamar, o mais novo conselheiro da corte.

José Ribamar foi o único candidato do pleito e acabou aclamado por unanimidade. Ele foi empossado no cargo logo após a sessão, que ocorreu de forma virtual.

A nova composição ficou assim: Presidente da Corte para o próximo biênio, Conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira, como Vice-Presidente, o Conselheiro Valmir Gomes Ribeiro e como Corregedora, a Conselheira Dulcinéa Benício de Araújo.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.