Menu

Mutirão no Hospital das Clinicas deve aliviar demanda reprimida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O superintendente do Hospital das Clinicas [HC], Carlos Eduardo, anunciou o início de um mutirão de cirurgias nas áreas de Clinica Geral e Ortopedia. “A meta é zerar a demanda de cirurgias de joelho até março de 2012”, disse Eduardo. As cirurgias de clinica geral, principalmente de vesícula e hérnia, se estendem até junho. O planejamento é para aliviar a demanda reprimida que vem provocando filas e levando pacientes a dormir do lado de fora do hospital para conseguir vagas como o ac24horas mostrou.


– O nosso calcanhar de Aquiles é o grande número de cirurgias e exames para o diagnóstico. Recebemos aqui 45% de pacientes que vem de outros municípios. O HC é o único hospital referência, isso provoca uma demanda muito grande, mas estamos trabalhando para melhorar a cada dia o atendimento – garantiu Eduardo.

Publicidade

Alguns avanços são citados pelo diretor. De 1998, do primeiro ano de gestão do ex-governador Jorge Viana até o início da gestão de Tião Viana, foram ampliadas 13.800 consultas/ano e 35 especialidades. São 5.500 cirurgias realizadas por ano. Quem passa pelo lado de fora do HC não imagina que para atender esse número elevado de atendimentos, 1.200 funcionários, sendo, 220 médicos se revezam em esforço concentrado para humanizar a saúde do Acre.


– Em média são 480 internações por mês. Esses números foram ampliados graças aos investimentos já feitos pelo governador que ampliou 50 novos leitos – disse Eduardo.


Ainda segundo o superintendente, a ideia é fazer funcionar leitos em Senador Guiomard. Para atender a fase pós-operatória dos pacientes incluídos no mutirão e ampliar ainda mais o número de vagas no HC. Uma logística vem sendo estudada pelo Estado.


Para o fim das filas do lado de fora do HC, Eduardo diz que a grande dificuldade é terceirizar os serviços de exames. A ideia é diminuir custos e reduzir o número de pessoas aguardando nas filas. Segundo Eduardo, grande maioria das pessoas que vão para fila busca o agendamento de exames ou retornos.


– Esse é o grande desafio.  Precisamos vencer a burocracia neste setor – concluiu Eduardo.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido