Menu

Tião Viana é um dos 11 governadores ameaçados de perder o mandato na Justiça

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais uma vez o futuro político do governador Tião Viana (PT) está nas mãos da Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir nesta semana sobre a cassação do governador do Acre, acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e uso indevido da máquina pública durante a campanha política das eleições 2010.

O governador petista é um dos 11 governadores eleitos ou reeleitos em 2010 que enfrentam o risco de perder o mandato na Justiça. No Acre, assim como nos demais estados dos governadores acusados, as acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. Tião Viana, seu vice-governador, César Messias, o senador Jorge Viana e o secretário Edvaldo Magalhães, foram absolvidos no TRE-AC.

Anúncio

As provas dos supostos crimes políticos cometidos pela chapa majoritária da Frente Popular foram invalidadas com base em ligações anônimas. Apesar do volume de provas colhidas pelo MPE, a defesa alega inocência de Tião Viana. No decorrer do processo, até mesmo uma juíza eleitoral caiu de seu cargo, acusada de suposto envolvimento com o senador Jorge Viana.

Se Tião Viana for cassado, no TSE, o governador do Acre poderá se tornar inelegível e eventualmente poderá ser barrado em outras eleições com base na Lei da Ficha Limpa. Apesar de todo poder econômico da coligação, Viana venceu a eleição contra o tucano Tião Bocalom, com a diferença de menos de 1% dos votos válidos no último pleito.

Acompanham  Tião Viana na lista dos 11 governadores ameaçados pelo TSE: Teotonio Vilela (PSDB, Alagoas); Omar Aziz (PSD, Amazonas); Cid Gomes (PSB, Ceará); Siqueira Campos (PSDB, Tocantins); Wilson Martins (PSB, Piauí); Antonio Anastasia (PSDB, Minas Gerais); Roseana Sarney (PMDB, Maranhão); André Puccinelli (PMDB, Mato Grosso do Sul); e Sérgio Cabral (PMDB, Rio de Janeiro).

A corte do TSE cassou três governadores nos últimos tempos, fato que pode mudar ainda, o cenário dos governadores no país.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.