O relógio instalado no recém inaugurado Parque São Francisco na capital do Acre, Rio Branco, foi depredado na semana passada e deixou de funcionar no horário estabelecido por um projeto de lei do ano de 2008 de autoria do então senador Tião Viana (PT), atualmente governador do Acre.
Apesar de o relógio utilizar-se da luz solar, foi implantado de maneira tal que funcionava em desacordo com o horário geográfico do Acre dentro do movimento de rotação do Planeta Terra.
Com a destruição desse patrimônio público e no caso de conserto imediato, se somarão três gastos com o mesmo objeto. Um de sua implantação inicial, o segundo do reparo e o terceiro quando o horário natural do Acre retornar, através da sanção da presidente Dilma Rousseff de um novo projeto que restabelece o fuso antigo do Estado. Assim, o relógio solar do Parque São Francisco terá que ser readaptado ao fuso original da incidência solar sobre o Acre, para isso, deverão ser modificadas as localizações dos 24 ponteiros assentados no chão.
A destruição foi flagrada por um dos proprietários de lanches que funcionam no local. O empresário acionou a Polícia Militar e o jovem que fez do relógio uma escada de passeio foi encaminhado à delegacia. No site da prefeitura de Rio Branco não há nenhum posicionamento do órgão quanto ao fato ocorrido e não se sabe quem assumirá as despesas da restauração, se o poder público ou o rapaz responsável pelo estrago.
Edmilson Alves, de Rio Branco-AC
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7519,…
A prefeitura de Cruzeiro do Sul faz história ao anunciar a criação da primeira Secretaria…
O Ministério Público do Acre (MPAC) denunciou Anderson Lima da Silva pelo homicídio de Francisco…
O médico Edson Marley Lopes e a técnica em enfermagem Cleonisse da Conceição Ferreira morreram…
Milena Prado Rodrigues, de 13 anos, está desaparecida desde o dia 24 de dezembro de…
Mais de 24 pés de maconha foram apreendidos na residência de um casal em Jaru…