O relógio instalado no recém inaugurado Parque São Francisco na capital do Acre, Rio Branco, foi depredado na semana passada e deixou de funcionar no horário estabelecido por um projeto de lei do ano de 2008 de autoria do então senador Tião Viana (PT), atualmente governador do Acre.
Apesar de o relógio utilizar-se da luz solar, foi implantado de maneira tal que funcionava em desacordo com o horário geográfico do Acre dentro do movimento de rotação do Planeta Terra.
Com a destruição desse patrimônio público e no caso de conserto imediato, se somarão três gastos com o mesmo objeto. Um de sua implantação inicial, o segundo do reparo e o terceiro quando o horário natural do Acre retornar, através da sanção da presidente Dilma Rousseff de um novo projeto que restabelece o fuso antigo do Estado. Assim, o relógio solar do Parque São Francisco terá que ser readaptado ao fuso original da incidência solar sobre o Acre, para isso, deverão ser modificadas as localizações dos 24 ponteiros assentados no chão.
A destruição foi flagrada por um dos proprietários de lanches que funcionam no local. O empresário acionou a Polícia Militar e o jovem que fez do relógio uma escada de passeio foi encaminhado à delegacia. No site da prefeitura de Rio Branco não há nenhum posicionamento do órgão quanto ao fato ocorrido e não se sabe quem assumirá as despesas da restauração, se o poder público ou o rapaz responsável pelo estrago.
Edmilson Alves, de Rio Branco-AC
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…