Menu

Relógio solar que funcionava em desacordo com horário do Sol foi destruindo por jovem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O relógio instalado no recém inaugurado Parque São Francisco na capital do Acre, Rio Branco, foi depredado na semana passada e deixou de funcionar no horário estabelecido por um projeto de lei do ano de 2008 de autoria do então senador Tião Viana (PT), atualmente governador do Acre.


Apesar de o relógio utilizar-se da luz solar, foi implantado de maneira tal que funcionava em desacordo com o horário geográfico do Acre dentro do movimento de rotação do Planeta Terra.

Publicidade

Com a destruição desse patrimônio público e no caso de conserto imediato, se somarão três gastos com o mesmo objeto. Um de sua implantação inicial, o segundo do reparo e o terceiro quando o horário natural do Acre retornar, através da sanção da presidente Dilma Rousseff de um novo projeto que restabelece o fuso antigo do Estado. Assim, o relógio solar do Parque São Francisco terá que ser readaptado ao fuso original da incidência solar sobre o Acre, para isso, deverão ser modificadas as localizações dos 24 ponteiros assentados no chão.



A destruição foi flagrada por um dos proprietários de lanches que funcionam no local. O empresário acionou a Polícia Militar e o jovem que fez do relógio uma escada de passeio foi encaminhado à delegacia.  No site da prefeitura de Rio Branco não há nenhum posicionamento do órgão quanto ao fato ocorrido e não se sabe quem assumirá as despesas da restauração, se o poder público ou o rapaz responsável pelo estrago.


Edmilson Alves, de Rio Branco-AC
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido