Categories: Acre

Requerimento de regime de urgência para o texto será votado nesta quarta-feira

Published by
Roberto Vaz

A Mesa Diretora do Senado adiou para esta quarta-feira (30) o requerimento da Comissão de Meio Ambiente (CMA) que solicita a tramitação em regime de urgência do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011), na forma do substitutivo de autoria dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT). Com isso, a votação em plenário do texto foi adiada.


Nesta terça-feira,29, em ato simbólico, Jorge Viana e Luiz Henrique  entregaram  ao presidente do Senado, José Sarney, os pareces aprovados pelas quatro comissões temáticas que examinaram a proposta.


Os líderes partidários já tinham fechado acordo para votação do projeto nesta quarta, 30, mas no final do dia, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou questão de ordem para argumentar que a votação do requerimento não obedeceria ao Regimento Interno do Senado, por não terem sido publicados os avulsos da matéria após sua aprovação pela CMA.


A senadora Marta Suplicy (PT-SP), que coordenava os trabalhos, acolheu a argumentação de Randolfe, informando que o requerimento de urgência para votação do Código Florestal será lido e votado nesta quarta-feira.


O senador Jorge Viana, relator na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), agradeceu aos líderes partidários, à presidência da Casa e aos presidentes das comissões temáticas pelo apoio recebido e afirmou que a proposta é fruto de diálogo intenso dos senadores.


– Essa matéria é suprapartidária. Não é a proposta dos meus sonhos, mas é uma proposta boa para o Brasil – disse o senador ressaltando que o projeto aprovado pela CMA na última quinta-feira (24) mantém a rigidez do código atual e contribui para reflorestar o país.


Objeto de grande polêmica e mobilização, o novo Código Florestal (PLC 30/11) busca conciliar preservação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades econômicas.


A votação do substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) foi concluída na última quinta-feira (24). Na ocasião, também foi aprovado requerimento de urgência. Depois de votado pelo Plenário, o projeto deverá retornar à Câmara, para que os deputados se pronunciem sobre as mudanças feitas pelos senadores.


(Assessoria/Agência Senado)


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Acre é o 2º estado com maior percentual de pessoas que vivem sem banheiro em casa

Já estamos quase alcançando o prazo para o Brasil cumprir o compromisso de universalização do…

06/05/2024

Eleitor tem dois dias para regularizar título e poder votar nas eleições municipais de 2024

A regularização do título eleitoral, necessária para a participação nas eleições municipais deste ano, deve…

06/05/2024

A Grande Conquista: Cacau Luz é a 5ª a desistir do reality show

Cacau Luz desistiu de A Grande Conquista (Record). O que aconteceu Cacau pediu para sair…

06/05/2024

Aluna do Anglo Acre é campeã de xadrez e recebe norma de Mestre Nacional

A jovem Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, praticante de Xadrez desde os 9,…

06/05/2024

TJAC lança campanha contra Abuso Sexual Infantil na próxima quinta-feira, 9

Nunca é tarde para denunciar, nunca é tarde para agir contra o abuso e exploração…

06/05/2024

TJAC fará leilão de veículos no dia 20 de junho; saiba como participar

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Empresa Hoppe Leilões, realiza no…

06/05/2024