O senador Jorge Viana (PT) cobrou nesta segunda-feira, 28, da tribuna, a ação imediata dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e dos organismos internacionais de ajuda humanitária para socorrer centenas de haitianos que cruzam o Acre, a partir do Equador, Peru e Bolívia, em busca de oportunidades e auxílio no Brasil.
Segundo o senador acreano, há cerca de 3.000 mil refugiados haitianos no país e a metade deles passou pelo Acre, com entrada pelo município de Assis Brasil. “Só em Brasiléia, no oeste do Estado do Acre, no começo de novembro havia 332 haitianos. Hoje, pouco mais de duas semanas depois, são 550”, acrescentou.
Jorge Viana disse que o governador do Estado, Tião Viana, está oferecendo abrigo e alimentos aos refugiados, mas alegou que a situação, pela sua gravidade e extensão, ultrapassou o limite de capacidade do Acre.
– Essa questão é da alçada do governo federal, só ele pode tratar da questão com outros países envolvidos, como o Peru, o Equador e o Haiti, e resolver de forma adequada essa tragédia que fere os direitos humanos. Os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores precisam assumir esta situação, afirmou.
O senador disse que há também implicações de saúde da maior gravidade, além de fortes indícios de comércio e exploração do sofrimento dos refugiados.
Charlene Carvalho
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou parcialmente procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7519,…
A prefeitura de Cruzeiro do Sul faz história ao anunciar a criação da primeira Secretaria…
O Ministério Público do Acre (MPAC) denunciou Anderson Lima da Silva pelo homicídio de Francisco…
O médico Edson Marley Lopes e a técnica em enfermagem Cleonisse da Conceição Ferreira morreram…
Milena Prado Rodrigues, de 13 anos, está desaparecida desde o dia 24 de dezembro de…
Mais de 24 pés de maconha foram apreendidos na residência de um casal em Jaru…