“Gente, alguém tem que fazer alguma coisa… isso é um absurdo! Como um paciente renal vai entrar pra fazer hemodiálise num hospital que não tem gerador de energia? É um descaso total, alguém pode morrer durante o tratamento”.
O desabafo em tom de desespero foi de Berenice Sales, presidente da Associação de Pacientes Renais que fazem tratamento no Hospital das Clínicas, o maior do Acre, durante o apagão da última quinta-feira. Ela e outros quatorze pacientes presenciaram de a falta de estrutura da unidade hospitalar que deveria manter em condições de funcionamento o gerador de energia para abastecer o hospital durante os apagões.
Leia também:
>>> MPE constata falta de médicos e equipamentos quebrados no Hospital das Clínicas
>>> Humanização e excelência no atendimento de saúde é a marca de Suely Melo
Berenice relatou que durante o apagão de quinta-feira [25], que durou vinte e oito minutos, o Hospital das Clínicas ficou sem energia. Funcionários correram para a casa de força, onde existe um gerador de energia na tentativa de colocá-lo em funcionamento, mas o esforço de nada adiantou.
Ela contou ainda que enquanto os eletricistas trabalhavam no gerador, o corpo clínico que atende no setor de nefrologia retirou das máquinas de diálise os pacientes que já haviam iniciado o tratamento.
“Um hospital que possui uma UTI não pode ficar sem energia, tem que manter uma central para os casos de apagão. Todos viram que o gerador daqui na funciona. Qual a garantia que um paciente que vai passar quatro horas retirando o sangue por uma máquina tem de que não vai faltar energia durante o procedimento. Isso é um absurdo”, voltou a protestar Berenice.
A direção do Hospital das Clinicas, apesar de procurada não quis se manifestar sobre o problema.
Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
De Rio Branco para ac24horas.com
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…