Menu

Sem remédios, população está correndo para a rede pública em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dezenas de medicamentos estão em falta nos postos de saúde e unidades básicas do município do Bujari, localizado a 28 km da capital. A denuncia é feita pelo vereador Zezinho do DEM e por dona Maria, irmã do Tatu. Maria é moradora do projeto Antimary, onde ela disse que as equipes de médicos só vão uma vez por ano. Entre os medicamentos inexistentes na rede de atendimento, estão pomadas para assadura, analgésico e remédio para controle de hipertensão e diabetes.


A saída para quem depende dos produtos é procurá-los nas farmácias de Rio Branco. Alguns pacientes estão sendo trazidos com ajuda de parentes e de vereadores para despachar os remédios nos postos mais próximos da cidade. A população da zona rural é quem mais sofre com o descaso.

Publicidade

O vereador Zezinho mostra receitas e os medicamentos que ele auxiliou os pacientes a receber em Rio Branco. “Nem todos tem condições de comprar nas farmácias, estamos auxiliando com ajuda no transporte é a única saída”, disse o parlamentar.


Procurada, a secretária de saúde, Toinha Marreira, explicou que o problema foi um atraso no processo licitatório, mas que no prazo de 30 dias a situação estaria sendo normalizada. Marreira falou com nossa reportagem por telefone.


O vereador Zezinho informou que de abril à setembro foi liberado em suplementação orçamentária, mais de R$ 843 mil para a prefeitura. “R$ 90 mil foi para a secretária de saúde utilizar como quiser, inclusive na compra de medicamentos”, concluiu o vereador.


Confira a lista de medicamentos em falta, segundo informações do vereador Zezinho:
Sulfato Ferroso 
Usado no tratamento das anemias ferroprivas, anemia hemorrágica aguda, hipermenorreia, anemia da gravidez e período de lactação


Hidróxido de alumínio 
Tratamento da azia ou queimação decorrente de hiperacidez gástrica


Propanolol 
Para controle de hipertensão arterial


Miconazol
Creme antimicótico para doenças ginecológicas


Captropil de 25 ml
Utilizado para o controle de pressão.


Amoxilina
Antibiótico β-lactâmico de espectro moderado utilizado no tratamento de infeções bacterianas.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido