Conecte-se agora

Campanha de combate a Aids terá como foco a população juvenil

Publicado

em

O foco das ações programadas este ano para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro, será a população juvenil, que começa a chamar a atenção por apresentar aumento no número de casos em todo o país. São muitos os fatores que contribuem para colocar em risco a saúde dos jovens, entre eles a falta de acesso à informação segura sobre sexualidade e identidade de gênero. Temas como preconceito, violência, homofobia, DSTs, Aids e prevenção com orientações e distribuição de preservativos serão trabalhados nas escolas de ensino médio no Acre para marcar a data e chamar a atenção para a proliferação da doença entre pessoas desta faixa etária.

Essas atividades estão previstas no Plano Estadual de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DSTs entre a população de gays e travestis, que apresenta ações de combate e controle a serem realizadas em curto, médio e longo prazos em parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social do Estado e municípios, conselhos profissionais e de saúde e organizações não-governamentais. No plano estão inseridas outras áreas de atuação das três esferas de governo com objetivo de reduzir a vulnerabilidade desse segmento que ainda concentra, no Brasil, o maior número de casos.

No Acre, de 1987 a 11 de novembro de 2011, foram registrados 574 casos de Aids, com 226 óbitos no período, sendo a faixa etária mais atingida a de 20 a 34 anos. A gerente do Departamento de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde, Francismary Muniz, explica que, apesar de parecer baixo se comparado ao total de habitantes, o número refere-se aos casos de Aids (aquelas pessoas que desenvolveram a doença) e não contemplam os diagnósticos positivos para HIV (portadores do vírus mas que não desenvolveram a doença).  Segundo a gerente, a tendência é de que o índice de ocorrências aumente à medida que são ampliadas a oferta de serviços e a capacitação de profissionais, como a que foi realizada nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó no início de novembro, quando mais de 50 pessoas receberam treinamento para atuar na rede de acolhimento, suporte e tratamento da doença.

Francismary defende que todos deveriam procurar conhecer a sua sorologia. “Nós não podemos obrigar ninguém a fazer o teste. Nós oferecemos o exame, fazemos o aconselhamento, mas só a pessoa decide se quer fazer ou não. Quanto mais cedo diagnosticar doenças como Aids ou hepatites, melhor”, diz, afirmando que hoje muitas pessoas ainda morrem sem diagnóstico.

Acesso ao diagnóstico e tratamento

Onde fazer: Nas unidades de saúde básica, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE). Nas maternidades o teste é oferecido às parturientes. No CTA, o atendimento é feito por livre demanda e não há necessidade de encaminhamento médico. 

Como é feito: Antes de ser submetido ao teste, o indivíduo passa por um aconselhamento. Mesmo que o material do exame tenha sido colhido em uma unidade de saúde, ao ser confirmado positivo, o resultado é encaminhado para o SAE, onde uma consulta é agendada para que, ao chegar, receba atendimento especializado e seja submetido à realização de um segundo exame, mais específico, que faz a contagem das células de defesa e da carga viral. O resultado estabelece se a pessoa é portadora do vírus HIV ou está com Aids. 

Como tratar: Se estiver com Aids, o paciente passa a receber medicamentos e atendimento de equipe multiprofissional, formada por médicos, assistente social, psicólogo, farmacêuticos e profissionais de enfermagem. Todo o tratamento é universal e gratuito.

Fonte: Agência de Noticias do Acre

 

Acre

Gladson pede desculpa pela demora na instalação de tomógrafo

Publicado

em

O governador Gladson Cameli vistoriou nesta segunda- feira, 25, em Cruzeiro do Sul, a instalação do tomógrafo no Hospital do Juruá,  que havia sido entregue no mês de fevereiro à unidade hospitalar.

“Se eu morresse hoje, iria feliz porque é por isso que vale a pena ser governador. Peço desculpas pela demora, mas o problema foi a burocracia”, explicou  marcando para o dia 3 de novembro o início do funcionamento do aparelho.

A sala, que teve que ser construída para abrigar o aparelho, ficou pronta na semana passada e a instalação teve início na última sexta-feira. Agora  a equipe que vai operar o equipamento será treinada para o funcionamento no início de novembro.

A intenção do governador agora é a instalação de um aparelho para a realização de ressonância magnética e também o tratamento de quimioterapia. Já o Hospital Dermatológico, o governador quer transformar em Hospital de  Doenças Tropicais.

“O que quero é diminuir os casos de Tratamento Fora do Domicílio – TFD e garantir melhor qualidade de vida para a população do Vale do Juruá”, disse o gestor estadual.

Continuar lendo

Acre

Sem óbitos, Acre registra cinco novos casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou na tarde desta segunda-feira, 25, o registro de 5 novos casos de infecção por coronavírus, elevando o número de infectados para 88.038, em todo o Acre.

Segundo o boletim, nenhuma notificação de óbito foi registrada nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.844 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 249.023 notificações de contaminação pela doença, sendo que 160.941 casos foram descartados e 44 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.067 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 8 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

Gladson anuncia que irá aumentar o salário de servidores do Acre

Publicado

em

Durante cumprimento de agenda na região do Vale do Juruá, o governador Gladson Cameli anunciou em Cruzeiro do Sul nesta segunda feira, 25, que irá conceder aumento salarial para os servidores públicos estaduais. Entretanto, ainda não revelou data, nem percentual que deve ser reajustado no Acre.

“Não me pergunte quando, mas eu vou reajustar sim os salários dos servidores, que merecem muito. Vou fazer uma surpresa para os servidores estaduais. Será para todos”, declarou, confirmando o pagamento dos salários referente ao mês de outubro dos servidores inativos para esta terça-feira, 26, e do restante dos funcionários estaduais no dia 28, Dia do Funcionalismo Público.

Recentemente, também em Cruzeiro do Sul, Cameli anunciou a realização de um concurso para várias áreas do serviço público.

Continuar lendo

Acre

Aras mantém promotor acreano na Ouvidoria Nacional do MP

Publicado

em

O procurador geral da República, Augusto Aras, também presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, publicou nesta segunda-feira (25) portaria prorrogando por um ano a requisição do promotor Vinicius Menandro Evangelista como membro auxiliar da Ouvidoria Nacional do MP.

A contagem do prazo se dá a partir do dia 22 de outubro.

A Ouvidoria Nacional do Ministério Público é o órgão de comunicação direta e simplificada entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a sociedade, e tem por objetivo principal o aperfeiçoamento e o esclarecimento aos cidadãos das atividades realizadas pelo CNMP e pelo Ministério Público.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas