Categories: Cotidiano

Poersch diz que Defensoria perde oportunidade de ajudar os “pobres”

Por
Roberto Vaz

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Acre, Florindo Poersch, informou hoje pela manhã, que a Defensoria Pública “perde uma grande oportunidade de solucionar os problemas que enfrentam os mais pobres”. A defensoria não participará do Convênio que será firmado com o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça para contratação de advogados dativos.


– O grande problema vivido pelas populações mais pobres é a falta de defensores. Essa medida é momentânea, o que se busca é fortalecer a Defensoria Pública do Estado do Acre – declarou o presidente.


A Associação dos Defensores Públicos também divulgou nota na manhã de hoje (18) afirmando que o Termo de Cooperação para a contratação de advogados dativos deve ser rechaçado. Segundo a instituição, “a Constituição Federal diz em seu artigo 5° que o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita àqueles que comprovarem insuficiência de recursos e elegeu, no artigo 134 da Constituição Federal, a Defensoria Pública como Instituição responsável para atender as pessoas pobres”.


Ainda segundo Poersch, o convênio deverá ser firmado dentro dos próximos dez dias. Ontem as 21 horas a Comissão integrada por assessores da OAB, do Tribunal de Justiça e do Governo do Estado definiram à redação final do termo de parceria.


Veja a nota da Associação dos Defensores Públicos do Acre:


Em nota, após a realização de audiência pública ocorrida no dia 17 de novembro (quinta-feira), no auditório da OAB-AC, a Associação dos Defensores Públicos do Acre vem reafirmar ser contra ao Convênio para a contratação de advogados dativos.


Nos últimos anos, houve alterações nas Leis Complementares Federal e Estadual, a qual estenderam a atuação da Defensoria Pública, passando a Instituição atuar na defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos e dos direitos do consumidor, na defesa dos interesses individuais e coletivos da criança e do adolescente, do idoso, da pessoa portadora de necessidades especiais, da mulher vítima de violência doméstica e familiar e de outros grupos sociais vulneráveis que mereçam proteção especial do Estado.


O Termo de Cooperação para a contratação de advogados dativos deve ser rechaçado por alguns motivos, dentre os quais:


1°) A Constituição Federal diz em seu artigo 5° que o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita àqueles que comprovarem insuficiência de recursos e elegeu, no artigo 134 da Constituição Federal, a Defensoria Pública como Instituição responsável para atender as pessoas pobres.


2°) Há um documento informando que é mais oneroso para o Estado contratar advogado dativo em vez de fazer concurso público e contratar Defensores.


Em um comparativo de custos realizado no mês de janeiro de 2011, calculou-se que o custo mensal de 10 (dez) Defensores Públicos seria de aproximadamente R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), enquanto que os serviços de advogados dativos implicaria num custo mensal parta o Estado de R$ 570.000,00 (quinhentos e setenta mil reais).


Em junho deste ano, a Organização dos Estados Americanos – OEA, aprovou, por unanimidade, resolução recomendando a todos os países o fortalecimento da Defensoria Pública por meio de uma Instituição independente e autônoma.


A realização do convênio no Acre trará prejuízos a Defensoria Pública. Estará indo na contramão do que já determinou a Constituição Federal, a Organização dos Estados Americanos e da própria evolução da Defensoria em todo o país.


Portanto, o direito ao acesso à Justiça é um direito fundamental, garantido pela Constituição e por tratados internacionais de Direitos Humanos. Para garantir esse direito, a Constituição determina que, em nome do Estado, é a Defensoria Pública a Instituição responsável pela orientação jurídica e a defesa dos necessitados em todos os graus de jurisdição.


Celso Araújo Rodrigues
Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Acre.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Sinfonia dos maxilares

Dizem que na sede do PP, partido do governador, quem entra é recepcionado por Lívio…

06/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Mulher fica presa às ferragens após colidir moto com caminhonete

Neste domingo, 5, Kimberly Vitória, de 19 anos, teve que ser retirada pelos Bombeiros de…

05/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Jovem morre afogado no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul

A tarde deste domingo, 5, foi marcada por uma tragédia no Igarapé Preto, o balneário…

05/01/2025
  • Juruá

Militar que se curou de câncer participa de corrida da PM em Cruzeiro do Sul 

Entre os participantes da Corrida da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul neste domingo, 5,…

05/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Duas mulheres são presas ao tentar entrar com droga no presídio de Cruzeiro do Sul

Duas mulheres foram presas neste sábado, 4, quando tentaram entrar no presídio Manoel Neri, em…

05/01/2025
  • Acre
  • Notícias

Acusado de dois homicídios é preso no Segundo Distro de Rio Branco

Lucas Cauã de Lima Oliveira, de 20 anos, mais conhecido como “Ciborgue”, foi capturado na…

05/01/2025