A já tradicional Parada Gay acriana será realizada neste domingo (20), e para garantir a tranquilidade e segurança dos participantes do evento, o Diretor de Operação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) – do Governo do Estado -, Alberto da Paixão, se reuniu nesta quinta-feira 17, com o presidente da Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) Germano Marino e equipe para discutir a organização na parte de segurança.
Nos anos anteriores, a Secretaria garantiu as estruturas no evento. Este ano, participará juntamente com a Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e Samur, apoiando com o fechamento das ruas, ambulâncias, postos de observação e rondas ostensivas, garantindo a tranquilidade dos participantes e dos cidadãos que trafegam pela rota que vai desde a concentração na Gameleira até o Arena da Floresta, onde a programação continua com shows artísticos até às 23 horas.
A Polícia Militar irá disponibilizar de contingente de todos os batalhões. Uma equipe do Samu estará a postos para atender qualquer incidente. A festa Parada do Orgulho do LGBT é um dos eventos culturais que já está inserido no calendário oficial do Estado e reúne grande multidão. No passado o público presente foi calculado em 100 mil pessoas.