A aquisição de um grupo gerador móvel é a mais nova promessa feita por técnicos da Eletrobrás no Acre para colocar fim aos apagões como o que atingiu no último final de semana o município de Sena Madureira, localizado cerca de 140 km da capital.
Ricardo Xavier, do setor de operação e distribuição de energia reuniu-se com membros da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, representada pelos deputados Astério Moreira [PRP] e Denilson Segóvia [PMN] e com a presença dos deputados Major Rocha e Toinha Sales [PSDB] e Marileide Serafim {PMN].
– Fatos como esses nunca existiram. Os parafusos foram retirados de três torres, fizemos uma logística recorde para retornar com a normalidade do sistema – explicou Xavier.
As 13h58 da última sexta-feira (11) foi detectado o apagão. Somente às 2 horas da manhã de segunda-feira (14) o último consumidor voltou a ter energia na cidade do Yaco. Xavier disse que equipes trabalharam 24 horas na recuperação das três torres e que até um avião foi locado para reestabelecer o sistema em tempo recorde.
– Foram retirados parafusos feitos com material de aço zincado. As chances de uma torre dessas vir ao chão sem que não tenha sido feita nenhuma sabotagem é de 0,01%. As inspeções são periódicas e não foi detectado nenhum defeito antes do fato – voltou a comentar o representante da Eletrobrás.
Mesmo com todo o esforço, as explicações não convenceram muito os parlamentares que representam o município de Sena Madureira. Eles pediram garantias de que o problema não volte a acontecer.
– Ouvindo as explicações do técnico observamos que o sistema é vulnerável à ação de vândalos, criminosos que tentaram prejudicar Sena Madureira – disse Marileide Serafim.
A deputada Toinha Vieira cobrou ações de emergência mais pontuais por parte da companhia. Ainda segundo Toinha, o gerador do Hospital da cidade estava com defeito. A tucana explicou que os prejuízos foram enormes “não somente ao setor comercial, mas a todas as famílias da cidade e da zona rural”.
O caso foi registrado na Delegacia de Policia Civil. 375 torres com 26 metros cada uma, formam o linhão que distribui energia à cidade de Sena Madureira.
Acidente semelhante aconteceu no sul do Brasil, mas não há suspeitas de sabotagem
Acidente semelhante ao que ocorreu às torres do linhão que liga o sistema energético da capital à Sena Madureira, aconteceu durante esta quarta-feira (16) nos estados do sul e sudeste. A linha que leva energia produzida em Itaipu à região foi atingida por ventos de 107 km/h. Técnicos trabalham na reconstrução das torres, mas ao contrário do que aconteceu no Acre, a energia não foi interrompida e não existem suspeitas de sabotagem.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ventania-de-107-kmh-derruba-torres-do-sistema-furnas-no-parana-2942053#ixzz1dv0QFcIY
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…