Menu

Grupo gerador móvel é a mais nova promessa da Eletrobrás para o fim apagões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A aquisição de um grupo gerador móvel é a mais nova promessa feita por técnicos da Eletrobrás no Acre para colocar fim aos apagões como o que atingiu no último final de semana o município de Sena Madureira, localizado cerca de 140 km da capital.


Ricardo Xavier, do setor de operação e distribuição de energia reuniu-se com membros da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, representada pelos deputados Astério Moreira [PRP] e Denilson Segóvia [PMN] e com a presença dos deputados Major Rocha e Toinha Sales [PSDB] e Marileide Serafim {PMN].

Publicidade

– Fatos como esses nunca existiram. Os parafusos foram retirados de três torres, fizemos uma logística recorde para retornar com a normalidade do sistema – explicou Xavier.


As 13h58 da última sexta-feira (11) foi detectado o apagão. Somente às 2 horas da manhã de segunda-feira (14) o último consumidor voltou a ter energia na cidade do Yaco.  Xavier disse que equipes trabalharam 24 horas na recuperação das três torres e que até um avião foi locado para reestabelecer o sistema em tempo recorde.


– Foram retirados parafusos feitos com material de aço zincado. As chances de uma torre dessas vir ao chão sem que não tenha sido feita nenhuma sabotagem é de 0,01%. As inspeções são periódicas e não foi detectado nenhum defeito antes do fato – voltou a comentar o representante da Eletrobrás.


Mesmo com todo o esforço, as explicações não convenceram muito os parlamentares que representam o município de Sena Madureira. Eles pediram garantias de que o problema não volte a acontecer.


– Ouvindo as explicações do técnico observamos que o sistema é vulnerável à ação de vândalos, criminosos que tentaram prejudicar Sena Madureira – disse Marileide Serafim.


A deputada Toinha Vieira cobrou ações de emergência mais pontuais por parte da companhia. Ainda segundo Toinha, o gerador do Hospital da cidade estava com defeito. A tucana explicou que os prejuízos foram enormes “não somente ao setor comercial, mas a todas as famílias da cidade e da zona rural”.


O caso foi registrado na Delegacia de Policia Civil. 375 torres com 26 metros cada uma, formam o linhão que distribui energia à cidade de Sena Madureira.


Acidente semelhante aconteceu no sul do Brasil, mas não há suspeitas de sabotagem


Acidente semelhante ao que ocorreu às torres do linhão que liga o sistema energético da capital à Sena Madureira, aconteceu durante esta quarta-feira (16) nos estados do sul e sudeste. A linha que leva energia produzida em Itaipu à região foi atingida por ventos de 107 km/h. Técnicos trabalham na reconstrução das torres, mas ao contrário do que aconteceu no Acre, a energia não foi interrompida e não existem suspeitas de sabotagem.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/ventania-de-107-kmh-derruba-torres-do-sistema-furnas-no-parana-2942053#ixzz1dv0QFcIY


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido