Menu

Com prédio em ruínas, funcionários do Cecon ameaçam parar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A estrutura física do prédio que hoje abriga o Centro de Oncologia do Acre – Cecon, tem tirado o sossego de funcionários e pacientes que diariamente entram naquele espaço. Com rachaduras espalhadas do piso até o teto, o prédio, segundo os funcionários, não é mais seguro e pode desabar a qualquer momento.


Os funcionários chegaram a essa conclusão depois que o prédio tremeu na tarde da última sexta feira, durante o temporal que atingiu Rio Branco. Eles contaram que portas e janelas quase foram arrancadas pelos ventos e que alguns minutos depois do inicio da chuva, tiveram que evacuar a área com medo de que a estrutura viesse ao chão.

Publicidade

“A gente ficou atordoada com o barulho que fazia durante a chuva. O prédio tremeu, todo mundo aqui sentiu. Ta mais do que na hora de eles (governo), tirarem a gente  daqui, antes que aconteça uma tragédia”, suplica uma funcionária que pediu para não ter o nome divulgado. Ela ainda revelou que os funcionários estão elaborando um abaixo assinado pedindo a imediata interdição do local. [clique sobre a foto]


O prédio não passa por uma reforma há mais de uma década. O Cecon se instalou no local em março de 2001, e de lá pra, nenhum investimento na estrutura física foi realizado.


Na escada que dá acesso ao piso superior do prédio, uma rachadura vai do piso até o forro. No lado de fora, outras rachaduras aparecem nas colunas de sustentação do edifício, e também nas calçadas.


Além do serviço de Oncologia ainda funciona no espaço uma ala da maternidade Bárbara Heliodora, onde dezenas de mães são atendidas diariamente com recém nascidos.


A diretora do Cecon, Zélia Assis admitiu que o local precisa de uma reforma mas negou que o prédio tenha sofrido qualquer tipo de abalo durante o temporal. Ela ainda informou que a Secretaria de Obras já realizou os levantamentos necessários para o inicio do processo de reforma, e disse que tudo depende agora da iniciativa do governo.


Jairo Barbosa


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido