Menu

Governo e prefeitura de Rio Branco promovem ações no Dia Mundial do Diabetes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na data em que é celebrado o dia mundial do diabetes, 14 de novembro, a secretaria Estadual de Saúde e prefeitura de Rio Branco, em parceria com outras entidades, realizam várias atividades em alguns municípios do Estado, mas em virtude do feriado, só acontecerão nesta quarta-feira 16..


Em Rio Branco, as atividades acontecem em frente ao Palácio a partir das 8 horas onde serão realizados testes de glicemia e orientação de saúde bucal, além da distribuição de material informativo e outras atividades como ginástica laboral. Nas unidades de saúde de Rio Branco e em outros municípios como Mâncio Lima, Manoel Urbano, Epitaciolândia e Rodrigues Alves além dessas atividades, os grupos de diabéticos que realizam tratamento irão receber palestras educativas que falam sobre o controle da doença.

Publicidade

Segundo a responsável pela área técnica de hipertensão e diabetes do estado, Jocelene Soares, a ação tem como objetivo fortalecer as políticas para a prevenção e controle do diabetes.


“As ações são para alertar a população no combate a essa doença e suas complicações, incentivar o cidadão a fazer testes rápidos além de conscientizar os profissionais que trabalham nos postos de saúde sobre a forma de prevenção e controle do diabetes”, comenta.


Jocelene destaca que “no Acre existem mais de oito mil pacientes cadastrados com diabetes, só em Rio Branco mais de quatro mil pessoas são portadoras da doença, o que corresponde a 53,6% de pacientes diagnosticados no Estado”.


Como foi reconhecido o dia mundial do diabetes
Dia Mundial do diabetes lembrado em 14 de novembro, foi estabelecido em 2007 por uma assembleia geral da ONU com a resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública para fazer com que os países divulguem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.


Essa data fomenta uma campanha global de conscientização, compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes em mais de 150 países. É uma iniciativa que a cada ano aborda um tema diferente e reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral.


Conheça o diabetes
O diabetes é uma doença que se divide em dois tipos, a do tipo 1 é uma doença hereditária e autoimune que surge quando o organismo deixa de produzir insulina ou produz apenas uma quantidade muito pequena.


A diabetes tipo 2, possui um fator hereditário maior do que no tipo 1 e grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Esta doença exige cuidados para o resto da vida.


Alguns sinais e sintomas da doença são: urinar com frequência, cansaço, perda de peso, sede excessiva, visão embaçada e falta de interesse e de concentração.


Da Assessoria do Governo do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido