Quando o acriano resolve deixar o Brasil, a vizinha Bolívia é seu o principal destino, revela dados definitivos sobre as características da população e dos domicílios do Censo Demográfico 2010, divulgados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram também que há pelo menos um brasileiro residindo em 193 países no exterior. É a primeira vez em que o IBGE introduziu nas projeções a análise sobre migrações internacionais.
O Norte registra o menor índice (6,9% ) de pessoas que emigraram do país.
A maioria dos brasileiros que residem no exterior é do sexo feminino (53,88%), com idade entre 20 e 34 anos (60%), e emigrou dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Os principais destinos são os Estados Unidos (23,8%), Portugal (13,4%), a Espanha (9,4%), o Japão (7,4%), a Itália (7%) e a Inglaterra (6,2%), que, juntos, receberam 70% dos emigrantes brasileiros.
O fato de 60% do total de emigrantes terem entre 20 e 34 anos sinaliza, segundo o estudo, que os deslocamentos foram ocasionados principalmente pela necessidade de venda da força de trabalho.
Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
[email protected]
Redação de ac24horas