O senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou nesta segunda-feira (14) a importância da mobilização dos jovens que continuam acreditando na política e anunciou a realização, em Brasília, do 2º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores, que reúne delegações de todos os estados. Segundo o senador, o encontro discute qual seria a contribuição que essa nova geração poderia dar para ajudar “nesse processo de transformação do Brasil”. O Congresso termina nesta terça-feira (15).
– Temos hoje uma política para a juventude, construída nos últimos anos pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff, que procura dar suporte a uma faixa etária que era a principal parcela da população brasileira atingida pelo desemprego, pela evasão escolar, pela falta de formação profissional, por mortes por homicídio, por envolvimento com drogas e pela criminalidade – afirmou.
Aníbal Diniz disse que, para enfrentar esses desafios, o governo criou políticas específicas, como a política nacional de juventude, o Conselho Nacional de Juventude, a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, entre outros. Ele classificou como “avanço importante” a aprovação do Estatuto da Juventude (PLC 4529/04) pela Câmara dos Deputados, após sete anos de tramitação.
– Esse projeto é de autoria da Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude e estabelece princípios e diretrizes para o poder público criar e organizar políticas para o segmento da população que está na faixa etária entre 15 e 29 anos. Vamos trabalhar para a aprovação aqui no Senado – salientou.
Da Redação / Agência Senado