Categories: Acre

Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul comemora elaboração do plano de gestão do Rio Liberdade

Por
Roberto Vaz

O Consórcio MABE (Manejo Ambiental de Bacias e Estradas) através do Projeto Fortalecendo a Gestão Ambiental na Região da Amazônia Sul-Ocidental Brasileira, realizou uma série de estudos de 2009 a 2011, para a criação dos planos de gestão das bacias dos rios Liberdade em Cruzeiro do Sul e Paraná dos Mouras entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.


O principal foco do trabalho foi de gerar exemplos colaborativos de recursos hídricos que possam ser reaplicadas em outras bacias hidrográficas da Amazônia. Na qual teve como público alvo os gestores públicos, técnicos de OG’s, ONG’s, acadêmicos, comunidades cientificas, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada.


O Consorcio MABE contou com a colaboração de diversas instituições, entre elas, as secretarias municipais de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Tarauacá, a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade da Flórida, The Woods Hole Research Center, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Governo do Acre e teve a execução da SOS Amazônia.


Durante as pesquisas foram realizados levantamentos sobre as atividades desenvolvidas pelos usuários dos recursos hídricos, comportamento dos rios nos últimos anos, avaliações sobre o nível das águas, problemas e conflitos em relação à água e à produção e às queimadas.


A elaboração final dos modelos contempla todos os estudos das bacias, a formação da comissão gestora, composta por entes públicos e pessoas das comunidades envolvidas, e a elaboração de um plano de ação. O plano tem três capítulos, sendo o primeiro o diagnóstico, o segundo o prognóstico e o terceiro o plano de ação.


A Comissão Pró-Bacia Hidrográfica do Rio Liberdade ficou sob a direção da Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul. De acordo com Maria Francisca Rodrigues do Nascimento, chefe do departamento de controle ambiental do município, uma das primeiras ações em parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Estado será a instalação de uma estação meteorológica no Rio Liberdade para medir os índios pluviométricos e acompanhar o nível das águas do rio em diferentes períodos do ano.


Outra ação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é a discussão junto a Câmara de Vereadores que por sua vez vai tratar com a casa legislativa de Tarauacá, já que o Rio Liberdade também pertence ao município vizinho.



Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Juruá
  • Notícias

Mulher fica presa às ferragens após colidir moto com caminhonete

Neste domingo, 5, Kimberly Vitória, de 19 anos, teve que ser retirada pelos Bombeiros de…

05/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Jovem morre afogado no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul

A tarde deste domingo, 5, foi marcada por uma tragédia no Igarapé Preto, o balneário…

05/01/2025
  • Juruá

Militar que se curou de câncer participa de corrida da PM em Cruzeiro do Sul 

Entre os participantes da Corrida da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul neste domingo, 5,…

05/01/2025
  • Juruá
  • Notícias

Duas mulheres são presas ao tentar entrar com droga no presídio de Cruzeiro do Sul

Duas mulheres foram presas neste sábado, 4, quando tentaram entrar no presídio Manoel Neri, em…

05/01/2025
  • Acre
  • Notícias

Acusado de dois homicídios é preso no Segundo Distro de Rio Branco

Lucas Cauã de Lima Oliveira, de 20 anos, mais conhecido como “Ciborgue”, foi capturado na…

05/01/2025
  • Amazonas
  • Região Norte

Incêndio atinge fábrica da Ambev em Manaus

Um incêndio atingiu as dependências da Ambev, na Av. Constantino Nery, no bairro Chapada, na…

05/01/2025