Menu

Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul comemora elaboração do plano de gestão do Rio Liberdade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Consórcio MABE (Manejo Ambiental de Bacias e Estradas) através do Projeto Fortalecendo a Gestão Ambiental na Região da Amazônia Sul-Ocidental Brasileira, realizou uma série de estudos de 2009 a 2011, para a criação dos planos de gestão das bacias dos rios Liberdade em Cruzeiro do Sul e Paraná dos Mouras entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.


O principal foco do trabalho foi de gerar exemplos colaborativos de recursos hídricos que possam ser reaplicadas em outras bacias hidrográficas da Amazônia. Na qual teve como público alvo os gestores públicos, técnicos de OG’s, ONG’s, acadêmicos, comunidades cientificas, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil organizada.

Publicidade

O Consorcio MABE contou com a colaboração de diversas instituições, entre elas, as secretarias municipais de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Tarauacá, a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade da Flórida, The Woods Hole Research Center, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Governo do Acre e teve a execução da SOS Amazônia.


Durante as pesquisas foram realizados levantamentos sobre as atividades desenvolvidas pelos usuários dos recursos hídricos, comportamento dos rios nos últimos anos, avaliações sobre o nível das águas, problemas e conflitos em relação à água e à produção e às queimadas.


A elaboração final dos modelos contempla todos os estudos das bacias, a formação da comissão gestora, composta por entes públicos e pessoas das comunidades envolvidas, e a elaboração de um plano de ação. O plano tem três capítulos, sendo o primeiro o diagnóstico, o segundo o prognóstico e o terceiro o plano de ação.


A Comissão Pró-Bacia Hidrográfica do Rio Liberdade ficou sob a direção da Secretaria de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul. De acordo com Maria Francisca Rodrigues do Nascimento, chefe do departamento de controle ambiental do município, uma das primeiras ações em parceria com Secretaria de Meio Ambiente do Estado será a instalação de uma estação meteorológica no Rio Liberdade para medir os índios pluviométricos e acompanhar o nível das águas do rio em diferentes períodos do ano.


Outra ação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é a discussão junto a Câmara de Vereadores que por sua vez vai tratar com a casa legislativa de Tarauacá, já que o Rio Liberdade também pertence ao município vizinho.



Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido