Menu

Deracre fará a recuperação de ponte no Ramal do Mutum

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sofrimento dos moradores do Ramal do Mutum, que liga Rio Branco à Vila do V, no município de Porto Acre, está chegando ao fim. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre) está concluindo o processo de licitação para a recuperação da ponte, que fica no quilômetro 27 do ramal.


Até a próxima semana, a expectativa é de que o processo licitatório esteja concluído para que a empresa vencedora possa dar início aos trabalhos de recuperação. Depois, de acordo com a gerente de Ramais do Deracre, Nacilda Mota de Araújo, será feita a aquisição da madeira, que, segundo ela, tem que ser certificada. “Acreditamos que até o fim do mês de novembro possamos dar início às obras de recuperação dessa ponte, que é de fundamental importância para os produtores”, afirma.

Publicidade

Como os trabalhos de recuperação devem durar em torno de 20 dias, até o Natal, os moradores e produtores do Ramal do Mutum ganharão um verdadeiro presente de Natal do governo do Estado. A ponte terá 20 metros de comprimento e é fundamental para o escoamento da produção local. A obra custará R$ 101 mil e os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Com a obra, o Deracre atende uma reivindicação antiga dos moradores. Além da ponte do quilômetro 27, a gerente Nacilda Araújo também esteve no quilômetro 28, fazendo os primeiros levantamentos de recuperação de uma outra ponte, também uma necessidade dos moradores do ramal.


Além da ponte, o Deracre também estará repassando uma patrulha mecanizada (trator de esteira, pá-mecânica e motoniveladora) para a prefeitura de Rio Branco a fim de realizar a recuperação de parte do ramal, que tem 35 km de extensão, dos quais 13 km já estão completamente pavimentados.


“Depois do processo de licitação, em dez dias é possível a regularização da madeira a ser utilizada na obra e acreditamos que antes do Natal os moradores aqui do Ramal do Mutum já possam estar utilizando uma ponte completamente nova”, informa Araújo.


Stalin Melo, da assessoria Deracre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido