Os engenheiros florestais David Escoquete e Leonardo Sobral desembarcaram em Rio Branco com a missão de obter maiores informações das denúncias que vem sendo feitas com relação à empresa de Laminados Triunfo e a Floresta Estadual do Antimary. Os engenheiros procuraram na tarde de ontem, o deputado Major Rocha [PSDB] e foram recebidos em seu gabinete, no segundo andar da Assembleia Legislativa do Acre.
David explicou que nesse momento a instituição colhe todas as informações possíveis sobre as supostas irregularidades. Os engenheiros já assistiram ao vídeo-documentário e receberam do deputado tucano, uma cópia do relatório feito através das visitas do deputado à floresta.
Com um caderno de anotações, David e Leonardo ouviram atentamente a explanação feita pelo deputado Major Rocha. Os engenheiros vão fazer visita à Floresta Estadual do Antimary.
– Apenas reforçamos o que temos dito nos últimos meses. Deixamos claro que não somos contra o Manejo, mas a forma criminosa como esse processo foi feito no Limoeiro e como vem sendo executado no Antimary, onde a empresa tem lucros astronômicos com o mínimo ou quase nada de retorno social aos extrativistas. O aspecto social é uma baliza do tripé que forma o desenvolvimento sustentável – destacou Rocha.
A auditoria extraordinária feita pelos técnicos foi confirmada pela assessoria de imprensa do Imaflora, mas nenhum detalhe foi adiantado sobre a certificação da empresa de Laminados Triunfo. O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola.
O Instituto é referência na avaliação de empreendimentos para certificação florestal e agrícola no Brasil e realiza ainda trabalhos de treinamento, incentivo a políticas públicas e ao consumo responsável.
O objetivo do Programa de Certificação Florestal do Imaflora é reconhecer e estimular o bom uso das florestas, garantindo que empresas ou comunidades trabalhem com os produtos florestais de maneira responsável. Ou seja, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região onde estão inseridos. Para isso, o Programa de Certificação Florestal avalia produtores candidatos à certificação, aplicando normas e critérios desenvolvidos pelo FSC.
O selo FSC indica certificação de empreendimentos e produtos da floresta. O FSC é uma organização internacional.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]