Menu

Diretoria afirma que saúde financeira da Unimed é boa e que denunciantes usam a cooperativa como trampolim político

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A diretoria da Unimed/Rio Branco encaminhou a redação de ac24horas documento intitulado como “direito de resposta”, pelo qual contesta reportagem publicada no dia 04 de novembro de 2011, “Com rombo aproximado de cerca de R$ 8,3 milhões, Unimed/Rio Branco poderá sofrer intervenção”.


Segundo o documento, “os agravos sofridos, que tem por objetivo repor a verdade quanto aos fatos narrados pelos cidadãos George Sampaio Pires e Donald Fernandes. Leia teor do documento:

Publicidade

DIREITO DE RESPOSTA
Ilustríssimo Senhor Editor do sítio de notícias ac24horas.com,


Dentro das bases democráticas tão caras à sociedade brasileira, bem como atentos aos preceitos de envergadura constitucional insculpidos no art. 5º, incisos IV e V, da Carta Magna de 1988, a Diretoria da Unimed Rio Branco, vilipendiada que foi em sua honra por matérias publicadas neste conceituado veículo, vem à presença de Vossa Senhoria, solicitar a publicação de Direito de Resposta, nos mesmos destaques dos agravos sofridos, que tem por objetivo repor a verdade quanto aos fatos narrados pelos cidadãos George Sampaio Pires e Donald Fernandes, o que faz nos seguintes termos:


  1. Inicialmente, cumpre destacar que o primeiro denunciante, senhor George Sampaio Pires, encontra-se inapto a participar das atividades sociais da Unimed Rio Branco – votar e ser votado – em razão de ausência de produção e do descumprimento de deliberações sociais.
  2. No que diz respeito ao segundo denunciante, este não comparece às assembleias gerais da Cooperativa desde o dia 31/03/2009, tendo faltado a 16 (dezesseis) convites para as reuniões, ordinárias e extraordinárias, que discutem os rumos da instituição.
  3. Como se vê, os denunciantes apenas se utilizam da Cooperativa como trampolim para seus intentos políticos e pessoais, aproveitando-se de fatos concernentes à rotina administrativo-financeira da sociedade para assacar inverdades sobre os seus gestores, o que fazem desprovidos de qualquer elemento comprovador de suas denúncias.
  4. Afirmam os desavisados e desinformados denunciantes que a Unimed Rio Branco está falida. Todavia, desconhecem que cooperativas não falem, mas sim se dissolvem, e, por sempre terem sido omissos e alheios às atividades sociais ao longo dos anos, também desconhecem a saúde financeira da instituição.
  5. A Unimed Rio Branco não possui dívidas de “8, 10 ou 12 milhões”. A Cooperativa possui saúde financeira, honra seus compromissos e atua com responsabilidade perante seus cooperados, prestadores de serviços e usuários. Além disso, se submete permanentemente ao crivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a auditorias interna e externa, à fiscalização de seu Conselho Fiscal, além de disponibilizar inteiramente suas contas aos sócios para análise.
  6. A Unimed Rio Branco nunca teve, em sua carteira de clientes, o número de 36 mil vidas – como afirmam os desinformados. Em dezembro de 2006 éramos 24.811 vidas e agora em 2011 somos 26.253 (extraído em 31 de outubro). Um crescimento na carteira da ordem de 5%.
  7. Querer transformar um aporte de capital (aprovado em assembleia geral e realizado para garantir o cumprimento de normas regulamentares da ANS, cujos valores podem ser levantados a qualquer tempo pelos cooperados que pretendam retirar-se da cooperativa), em prejuízo decorrente de desonestidade de seus gestores, constitui ato calunioso, difamatório e injurioso, cujas reparações pessoais, cíveis e penais, já estão sendo ajuizadas nesta data.
  8. Os Diretores da Unimed Rio Branco são profissionais honestos, conhecidos da sociedade acreana, aqui tendo construído suas bases familiares e profissionais, sem qualquer mácula que os desabone.
  9. A atual Diretoria Executiva da Unimed Rio Branco, ELEITA DEMOCRATICAMENTE PELOS COOPERADOS, apenas e tão somente implementa/executa as diretrizes fixadas pelos seus conselhos e órgãos deliberativos, em especial, a assembleia geral, sempre atenta aos princípios e valores do cooperativismo, com transparência, equidade, ética e profissionalismo.
  10. Por outro lado, infelizmente, os detratores de plantão, amesquinhados pelas suas vaidades pessoais, não conseguem assimilar que o movimento que operam apenas serve para lançar descrédito a uma instituição respeitada, acreditada e querida pela sociedade acreana, que pode ter suas questões resolvidas pelo conjunto dos sócios.
  11. Neste contexto, não custa nada perguntar: a quem interessa o enfraquecimento da Unimed Rio Branco? Aos cooperados que a construíram, certamente, não.

Atenciosamente,
EURACY DE SOUSA BONNER
MARIO GIL DE PAULA AFONSO
FRANCIS KASHIMA
JÚLIO EDUARDO GOMES PEREIRA


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido