Preocupada com a ação constante das quadrilhas internacionais, que usam a fronteia do Acre para cometer diversos tipos de crimes, a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), está propondo na Câmara Federal, a criação de um bloco internacional, formado por oito países, para trabalhar com auxilio da Guarda de Fronteira, o combate a ação do crime organizado na fronteira.
A parlamentar acriana apresentará uma proposta, sugerindo a criação do bloco internacional, que terá a participação da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA), formada pelos oito países da Amazônia Continental [Bolívia; Colômbia; Equador; Guiana; Guiana Francesa; Peru; Suriname e Venezuela]
O bloco trabalhará sob o comando de um conselho misto com representantes parlamentares dos oitos países, que será criado, depois que a proposta tramitar e for aprovada no Congresso Nacional. O bloco parlamentar servirá como um serviço de inteligência que mapeará os pontos críticos e encaminhará os dados para a Guarda de Fronteira.
“Este bloco internacional terá como objetivo combater o crime organizado; lavagem de dinheiro; trafico de pessoas; trafico de influencia; trafico de drogas; de fauna e flora; contrabando, dentre diversos outros que ocorrem na região. Teremos ainda, o firme propósito de combater o avanço das drogas nas cidades acrianas”, diz Antônia Lúcia.
A deputada acrescentou inda, que as finalidades do bloco podem se estender a diversos tipos de cooperações, que podem alavancar o desenvolvimento de várias cidades do Acre. Outra pauta que Antônia Lúcia vai apresentar será a de promover o desenvolvimento sustentável com base no turismo ecológico em todos os municípios do Estado.
“O desejo é fortalecer o desenvolvimento sustentável, elaborar planos de destino turísticos, trabalhando para população local e aproximadamente 400 etnias de povos indígenas, zelando assim, pela maior diversidade biológica do mundo, que está localizada na Região Amazônica”, destaca a deputada.
Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…