Menu

Antônia Lúcia propõe bloco internacional para resolver problemas de fronteira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Preocupada com a ação constante das quadrilhas internacionais, que usam a fronteia do Acre para cometer diversos tipos de crimes, a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), está propondo na Câmara Federal, a criação de um bloco internacional, formado por oito países, para trabalhar com auxilio da Guarda de Fronteira, o combate a ação do crime organizado na fronteira.


A parlamentar acriana apresentará uma proposta, sugerindo a criação do bloco internacional, que terá a participação da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia  (OTCA), formada pelos oito países da Amazônia Continental [Bolívia; Colômbia; Equador; Guiana; Guiana Francesa; Peru; Suriname e Venezuela]

Publicidade

O bloco trabalhará sob o comando de um conselho misto com representantes parlamentares dos oitos países, que será criado, depois que a proposta tramitar e for aprovada no Congresso Nacional. O bloco parlamentar servirá como um serviço de inteligência que mapeará  os pontos críticos e encaminhará os dados para a Guarda de Fronteira.


“Este bloco internacional terá como objetivo combater o crime organizado; lavagem de dinheiro; trafico de pessoas; trafico de influencia; trafico de drogas; de fauna e flora; contrabando, dentre diversos outros que ocorrem na região. Teremos ainda, o firme propósito de combater o avanço das drogas nas cidades acrianas”, diz Antônia Lúcia.


A deputada acrescentou inda, que as finalidades do bloco podem se estender a diversos tipos de cooperações, que podem alavancar o desenvolvimento de várias cidades do Acre. Outra pauta que Antônia Lúcia vai apresentar será a de promover o desenvolvimento sustentável com base no turismo ecológico em todos os municípios do Estado.


“O desejo é fortalecer o desenvolvimento sustentável, elaborar planos de destino turísticos, trabalhando para população local e aproximadamente 400 etnias de povos indígenas, zelando assim, pela maior diversidade biológica do mundo, que está localizada na Região Amazônica”, destaca a deputada.


Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido