Menu

“O Rio Branco FC não tem dono”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O destino do Rio Branco FC estará em novas mãos a partir de janeiro de 2012, mas a escolha do nome que terá a dura missão de resgatar a credibilidade do time junto a sua torcida será feita no próximo dia 11, em votação secreta restrita aos sócios do “Mais querido”.


Na disputa pela presidência do Estrelão, que antes tinha apenas o nome do empresário Bruno Cota Paiva, apareceu o também empresário Getúlio Pinheiro Júnior, que entra no certame referendado pela tradição da família riobranquina.

Publicidade

Júnior formou chapa com Valdemar Mendes Figueredo Neto, filho de um dos maiores gestores do RBFC, Sebastião de Melo Alencar, que conquistou quando presidente, o maior título que o clube ostenta até hoje: a Copa Norte de 1997.


Neto Alencar, como é conhecido, e Getúlio Júnior apostam na modernidade para transformar o clube em todos os seus departamentos.


“Nossa idéia na disputa é mostrar que o Rio Branco FC não tem dono. O clube precisa viver um novo momento, um futuro. Como a gente pode imaginar um Rio Branco na série B sem um centro de treinamento?, indaga Getúlio júnior.


Categorias de base
Dentro do planejamento estratégico que Getúlio Júnior e Alencar Neto pretendem implantar no clube, no caso de vitória na disputa, as categorias de base aparecem como prioridade. Júnior defende maiores investimentos no setor que considera “o baú de jóias”que qualquer clube que pensa grande. Hoje o RBFC mantém timidamente as categorias de base, que há muito não recebem a atenção que merecem.


Elogioso ao atual presidente
Apesar das diferenças profissionais entre Getúlio Júnior e o atual presidente Natalino Xavier, que vieram a publico durante a votação do afastamento de Xavier, o candidato demonstra maturidade e faz referencias positivas ao trabalho realizado pelo dirigente quando o assunto é futebol.


“Não se pode negar o trabalho que o Natal fez no futebol. Em cinco anos, o time disputou diretamente o acesso, que infelizmente não veio. Aponto aqui como uma de suas falhas, o fato de querer comandar o clube sozinho, sem ouvir ninguém, sem consultar a diretoria. É ai que nossa proposta difere das demais, queremos a participação de todos, do sócio proprietário ao mais humilde torcedor”, revela Júnior.


Prestação de contas
Na condição de presidente do Conselho Fiscal, Getúlio Pinheiro Júnior teria o direito de ter acesso a todas as movimentações financeiras da diretoria, mas esse direito ele nunca teve. Durante três anos á frente do Conselho, Júnior revela que nunca teve acesso sequer á folha de pagamento, situação que obrigou o Conselho a exigir a prestação de contas que deveria ser feita a cada seis meses.


“ O atual presidente cometeu uma série de erros por querer administrar sozinho. O programa sócio torcedor, por exemplo, foi apresentado a diretoria depois que ele já tinha contratado a empresa. A idéia era genial, mas o projeto fracassou porque ninguém foi ouvido, consultado”, esclarece.


Hoje, extra oficialmente o Rio Branco FC administra uma receita que gira em torno de R$ 50 mil reais.


O clube possui aproximadamente setecentos sócios proprietários, mas apenas aqueles com a mensalidade em dia poderão votar. Esse regra reduz para os incríveis oitenta sócios que irão escolher no próximo dia 11, o novo presidente do maior clube do futebol do Acre.

Publicidade

Jairo Barbosa


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido