Para um público modesto, composto por fazendeiros e seus familiares e sem a presença de nenhuma autoridade dos poderes executivo e legislativo, a certificadora Árvores para o Planeta entregou para o proprietário da Fazenda Providência, o conselheiro José Augusto, a primeira certificação Ambiental Bovina [CAB]. O evento aconteceu no auditório da Federação de Agricultura do Acre.
Após a entrega da certificação, como bom conselheiro, o empresário José Augusto afirmou que esse é o caminho que o setor precisa buscar. Ele citou as leis ambientais vigentes e disse que hoje o fazendeiro não pode apenas pensar no lucro, mas nas questões sociais.
– Tem que cuidar da herança ambiental e pensar nos filhos e netos – acrescentou José Augusto.
A Fazenda Certificada, além da atividade com gado, tem áreas de proteção ambiental e rica produção de açaí. José Augusto disse que sua família trabalha há mais de cem anos com a atividade no Acre.
– Meus bisavôs e meu avô junto com João Gabriel vieram pra cá na década de 70, no século XIX. Eu sou a sexta geração. Essa é a idéia: ou será feita ou não haverá agregação de valores. O Boi Verde é a grande saída – concluiu José Augusto.
Além da certificação a consultoria apresentou a primeira recomendação de empresas Carbon Free que tem como objetivo o projeto de redução certificada de emissões. O consultor, Fernando Fernandes, citou o Rio Acre como um dos exemplos de impactos dos crimes cometidos pelo homem ao meio ambiente.
Segundo dados apresentados durante a certificação, 24% da população estão comprometidos em consumo consciente. 80% admitem que a maior obrigação de prevenir problemas seja das empresas. Outros 59% dão preferência para compra de produtos ambientalmente, consciente e responsável.
Fernandes citou ainda que o Brasil é o segundo país do mundo em que a população jovem mais se preocupa com o futuro do planeta, perdendo apenas para a Indonésia. Fernandes acredita que esses dados falam perfeitamente como será o comportamento do mercado. Ele alerta que para conseguir a CAB, a fazenda deve preencher rigorosos requisitos, entre eles, de não ter trabalho escravo e de possuir variedades produtivas.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…