Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fazenda Providência é a primeira do Acre a receber Certificação Ambiental Bovina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para um público modesto, composto por fazendeiros e seus familiares e sem a presença de nenhuma autoridade dos poderes executivo e legislativo, a certificadora Árvores para o Planeta entregou para o proprietário da Fazenda Providência, o conselheiro José Augusto, a primeira certificação Ambiental Bovina [CAB]. O evento aconteceu no auditório da Federação de Agricultura do Acre.


Após a entrega da certificação, como bom conselheiro, o empresário José Augusto afirmou que esse é o caminho que o setor precisa buscar. Ele citou as leis ambientais vigentes e disse que hoje o fazendeiro não pode apenas pensar no lucro, mas nas questões sociais.

Anúncios


– Tem que cuidar da herança ambiental e pensar nos filhos e netos – acrescentou José Augusto.


A Fazenda Certificada, além da atividade com gado, tem áreas de proteção ambiental e rica produção de açaí. José Augusto disse que sua família trabalha há mais de cem anos com a atividade no Acre.


– Meus bisavôs e meu avô junto com João Gabriel vieram pra cá na década de 70, no século XIX. Eu sou a sexta geração. Essa é a idéia: ou será feita ou não haverá agregação de valores. O Boi Verde é a grande saída – concluiu José Augusto.


Além da certificação a consultoria apresentou a primeira recomendação de empresas Carbon Free que tem como objetivo o projeto de redução certificada de emissões. O consultor, Fernando Fernandes, citou o Rio Acre como um dos exemplos de impactos dos crimes cometidos pelo homem ao meio ambiente.


Segundo dados apresentados durante a certificação, 24% da população estão comprometidos em consumo consciente. 80% admitem que a maior obrigação de prevenir problemas seja das empresas. Outros 59% dão preferência para compra de produtos ambientalmente, consciente e responsável.


Fernandes citou ainda que o Brasil é o segundo país do mundo em que a população jovem mais se preocupa com o futuro do planeta, perdendo apenas para a Indonésia. Fernandes acredita que esses dados falam perfeitamente como será o comportamento do mercado. Ele alerta que para conseguir a CAB, a fazenda deve preencher rigorosos requisitos, entre eles, de não ter trabalho escravo e de possuir variedades produtivas.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido