Categories: Cotidiano

Simpósio e colóquio internacional da Ufac começam na outra semana

Por
Roberto Vaz

O 5º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul Ocidental e 4º Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia prometem movimentar a Universidade Federal do Acre (Ufac) na próxima semana. Shows, exposições, palestras, cursos, conferências e lançamento de livro estão agendados para ocorrer de 7 a 11 de novembro.


Estudiosos e autoridades das áreas afins de vários países e estados brasileiros já marcaram presença, entre eles Mary Louise Pratt, da Universidade de Nova York, Beryl W. Jonhson, da University of West Indies (Jamaica), Krista Kateneva e Jossianna Arroyo Martinez, ambas da Universidade do Texas.


No começo desta semana, inscrições para novos minicursos foram abertas aos interessados. A professora Maria do Rosário Valencise, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), será ministrante de “Michel Foucault: discurso, poder, identidades”. Já Franciana Castro, da Ufac, e Eurivalda Santana, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ministram “Ensinando Adição e Subtração”. A data de realização e horário vão ser os mesmos dos outros nove minicursos, do dia 8 a 10, das 8 às 10 horas, no bloco de mestrados.


No dia 9, a cantora e compositora Keilah Diniz realiza show no anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 19h30. A entrada é livre. A artista morou em Rio Branco entre 1977 e 1985, período em que participou intensamente do movimento artístico acreano, contribuindo na poesia, no teatro e na música.


Para o último dia, está programado o espetáculo “Comboio Atlântico – re-misturando nossos sons espalhados no Atlântico”, às 20 horas, no Casarão.  O evento é um diálogo performático entre músicos e dançarinos – africanos e brasileiros de origem africana ou não–que têm na África ponto de partida estético e filosófico em comum. O objetivo é divulgar a cultura do velho continente a partir de músicas e danças tradicionais e novas que se incorporam ao espetáculo.


Os membros do grupo Comboio Atlântico Salloma Salomão (músico e historiador) e Carlinhos Antunes (músico e historiador) promovem antes, no dia 9, workshow sobre a influência da África na música brasileira, e exibição do documentário “Sete dias em Burkina” na Escola de Música Acreana, no Conjunto Tucumã.


As inscrições para apresentação de trabalhos e participação como ouvinte no simpósio e colóquio já se encerraram no mês passado. Ouvintes, no entanto, poderão se inscrever ainda no primeiro dia dos eventos, no câmpus da Ufac. As inscrições para os minicursos e workshow podem ser feitas no sítio eletrônico www.simposioufac.com.


Descrição: http://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Acre

Temperatura pode chegar a 35°C nesta terça-feira no Acre

A previsão do tempo para esta terça-feira, 26, no Acre, indica clima quente, com temperaturas…

26/11/2024
  • Acre

Rio Branco jogará contra Corinthians, Santo André e Porto Velho na Copinha

A Federação Paulista de Futebol definiu nessa segunda-feira, 25, os 32 grupos da primeira fase…

26/11/2024
  • Tricas & Futricas

Denúncia

Chega à coluna a denúncia de mortandade de gado no município de Boca do Acre.…

26/11/2024
  • Acre

Homem é agredido a pauladas em “disciplina” de faccionados

Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…

25/11/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024