Categories: Cotidiano

Morador da colocação Cantinho, no Projeto Antimary entra com processo contra a Laminados Triunfo

Por
Thais Farias

O morador da colocação Cantinho, na Floresta Estadual do Antimary, Francisco Ferreira dos Santos entrou com processo na 4ª Vara Cível contra a empresa Laminados Triunfo. Ele reclama o pagamento de R$ 120 mil referente à exploração de 100 hectares com produção de 1.000 m³ de madeira, entre elas, as espécies: angelim, cumaru ferro, cedro e cerejeira. O extrativista diz que a exploração aconteceu de forma predatória e sem a autorização de sua família.


Em mãos, Francisco carrega uma declaração dos presidentes das Associações AUFEA e ASFEA, atestando a exploração madeireira de 1.000 m³. Assinam a declaração os senhores: Raimundo Nonato Leôncio da Costa e Agenor Nascimento Barreto.


Pai de cinco filhos, o extrativista diz ainda que foi coagido e obrigado a retirar-se da área que morava há mais de 21 anos com sua família. Desde 2010 ele vem procurando a Secretaria de Estado de Floresta [SEF] que é gestora da Unidade de Conservação do Antimary, para lhe ajudar a receber o dinheiro referente à exploração da empresa Laminados Triunfo.


– Tive conversas com o secretário que me garantiu que quando eu saísse da área ele me pagaria o dinheiro da madeira explorada, o que não aconteceu até hoje – reclama o extrativista.


Cansado de esperar por uma solução ele resolveu entrar com uma ação na 4ª Vara Cível contra a empresa citada, pedindo indenização por dano material e responsabilidade civil. Conforme processo de nº 0025245-26.2011.8.01.0001.


– Estou passando necessidades e dificuldades para manter até os meus filhos no colégio. Espero que as autoridades tenham sensibilidade com meu caso.


Francisco diz ainda que não tem mais vontade de voltar para a sua colocação, a exploração predatória acabou com a caça e o seu principal meio de sustento que era a coleta de castanha, que lhe dava uma renda de R$ 15 mil/ano.


– Isso tudo virou quiçaça! Tem um resto de floresta em pé, mas morta – concluiu o extrativista.


A reportagem tentou falar com o secretário de florestas, João Paulo Mastrangelo, mas segundo a secretária de gabinete que se identificou como Cristina, o mesmo está viajando para Curitiba. Na Laminados Triunfo, a gerente que se identificou como Tatiane, ficou de consultar o senhor Jandir Santi e dar um retorno para a reportagem.


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Tricas & Futricas

Denúncia

Chega à coluna a denúncia de mortandade de gado no município de Boca do Acre.…

26/11/2024
  • Acre

Homem é agredido a pauladas em “disciplina” de faccionados

Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…

25/11/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024