Governo do Estado do Acre e Prefeitura de Rio Branco lançam nesta sexta, dia 4, “A guerra não pode parar…”, mais uma mobilização do combate a Dengue realizada nas ações estratégicas de fortalecimento entre os setores governamentais e a sociedade. A solenidade acontece, às 8 horas, em frente ao Palácio Rio Branco com a presença do governador Tião Viana, secretária estadual de saúde, Suely Melo, prefeito Raimundo Angelim e autoridades locais.
Nesta etapa, serão recolhidos entulhos que acumulam água e durante o evento serão divulgados os bairros prioritários neste momento. As autoridades em saúde orientam a população a fazer parte das ações evitando corte de árvores e retirada de material de construção, colocando na frente das residências somente entulhos que acumulem água.
A ação terá duração de duas semanas com 59 equipamentos pesados para o recolhimento entre retroescavadeiras, caçambas, pá-carregadeira e o envolvimentos de 151 profissionais do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e 80 da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Desde o inicio do ano o combate ao mosquito da dengue foi a primeira ação do governador Tião Viana, que colocou nas ruas de Rio Branco a operação Guerra Contra a Dengue, a maior ação de combate à doença já empreendida no Estado. O lançamento aconteceu dia 03/01/2011 e reuniu cerca de mil pessoas.
Foram retiradas 8.500 toneladas de lixo e entulho de toda a cidade, além de inspeção dos imóveis na capital pelos agentes de endemias e agentes de saúde, que somaram mais de 900 trabalhadores.
No segundo momento aconteceu a mobilização das escolas, com o projeto Prevenção Sim, Dengue Não! A Guerra Continua… com a meta de mobilizar 88 escolas estaduais e municipais da zona urbana de Rio Branco nas ações de prevenção no combate a dengue.
No primeiro momento, foram capacitados os agentes de endemias e os coordenadores pedagógicos e alunos como multiplicadores. A capacitação aconteceu em nove escolas com 198 turmas, totalizando 7.920 alunos.
Todo esse esforço se refletiu na redução de casos de dengue, comparando o número de casos notificados de dengue na 1ª semana epidemiológica de 2011, na qual foram registrados 2.477 casos de dengue com a 41ª semana epidemiológica de 2011, que registrou 23 casos de dengue, foi possível observar que o município de Rio Branco apresentou uma redução significativa de 99,07% nas notificações.
A parceria entre governo e prefeitura tem o apoio do Deracre, Semsur, Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), AR, Transterra, Transcoop, JMG, ARH, Oliveira Transporte, Ferronorte.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…