Categories: Acre

Governo e prefeitura lançam nova campanha contra a dengue

Por
Roberto Vaz

Governo do Estado do Acre e Prefeitura de Rio Branco lançam nesta sexta, dia 4, “A guerra não pode parar…”, mais uma mobilização do combate a Dengue realizada nas ações estratégicas de fortalecimento entre os setores governamentais e a sociedade. A solenidade acontece, às 8 horas, em frente ao Palácio Rio Branco com a presença do governador Tião Viana, secretária estadual de saúde, Suely Melo, prefeito Raimundo Angelim e autoridades locais.


Nesta etapa, serão recolhidos entulhos que acumulam água e durante o evento serão divulgados os bairros prioritários neste momento. As autoridades em saúde orientam a população a fazer parte das ações evitando corte de árvores e retirada de material de construção, colocando na frente das residências somente entulhos que acumulem água.


A ação terá duração de duas semanas com 59 equipamentos pesados para o recolhimento entre retroescavadeiras, caçambas, pá-carregadeira e o envolvimentos de 151 profissionais do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e 80 da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).


Desde o inicio do ano o combate ao mosquito da dengue foi a primeira ação do governador Tião Viana, que colocou nas ruas de Rio Branco a operação Guerra Contra a Dengue, a maior ação de combate à doença já empreendida no Estado. O lançamento aconteceu dia 03/01/2011 e reuniu cerca de mil pessoas.


Foram retiradas 8.500 toneladas de lixo e entulho de toda a cidade, além de inspeção dos imóveis na capital pelos agentes de endemias e agentes de saúde, que somaram mais de 900 trabalhadores.


No segundo momento aconteceu a mobilização das escolas, com o projeto Prevenção Sim, Dengue Não! A Guerra Continua… com a meta de mobilizar 88 escolas estaduais e municipais da zona urbana de Rio Branco nas ações de prevenção no combate a dengue.


No primeiro momento, foram capacitados os agentes de endemias e os coordenadores pedagógicos e alunos como multiplicadores. A capacitação aconteceu em nove escolas com 198 turmas, totalizando 7.920 alunos.


Todo esse esforço se refletiu na redução de casos de dengue, comparando o número de casos notificados de dengue na 1ª semana epidemiológica de 2011, na qual foram registrados 2.477 casos de dengue com a 41ª semana epidemiológica de 2011, que registrou 23 casos de dengue, foi possível observar que o município de Rio Branco apresentou uma redução significativa de 99,07% nas notificações.


A parceria entre governo e prefeitura tem o apoio do Deracre, Semsur, Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), AR, Transterra, Transcoop, JMG, ARH, Oliveira Transporte, Ferronorte.


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024
  • Acre

Briga por ciúmes deixa duas mulheres esfaqueadas em Rio Branco

As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…

25/11/2024