O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, participa nesta sexta-feira (04) de encontros promovidos pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC) com estudantes universitários e de ensino médio do Acre.
A instituição federal é um dos principais órgãos do País na promoção de bolsas de pesquisas científicas e tecnológicas. Estudantes do ensino médio, da graduação e dos cursos posteriores a graduação podem receber financiamento de estudos realizados no Brasil ou no exterior.
Uma das temáticas dos encontros será o programa Brasil Sem Fronteiras, que oferece 100 mil bolsas de estudos a estudantes que atendam aos critérios estabelecidos pela CNPq.
Para Machado, a pesquisa cientifica é estratégica para o desenvolvimento social, humano e tecnológico. “Com este foco é que articulei as mudanças na legislação científica do país, e a ida do presidente Glaucius Oliva ao Acre faz parte desta concentração de esforços para divulgar, fortalecer e ampliar as possibilidades de pesquisa no país; é de fundamental importância levar este debate aos estudantes e gestores acreanos, esta é uma área estratégica para o Brasil e para o Acre”.
O primeiro encontro ocorrerá às 08h30 na Universidade Federal do Acre (Ufac) e às 10h no Instituto Federal do Acre (Ifac). À tarde, a reunião será na Secretaria de Educação/Funtac.
Sibá Machado quer parceria entre o Governo do Acre e o CNPq para financiamento de pesquisas de alunos da rede pública acriana, a partir do próximo ano.
Edmislon Alves, com informações da assessoria
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…