Prefeito James Gomes acompanha os trabalhos de limpeza e desobstrução do igarapé

A luta pela preservação do meio ambiente e recursos hídricos tem sido uma preocupação constante da administração do prefeito do município de Senador Guiomard, James Gomes (PSDB), que nos últimos dias intensificou os trabalhos para recuperar a nascente do igarapé Judia, que tem sofrido com a degradação em sua nascente no Quinari.
O prefeito tucano visitou na tarde desta terça-feira, 1º, a frente de trabalho criada pela sua administração, que trabalha a remoção de entulhos das margens do igarapé, que tem sua nascente na área periférica de Senador Guiomard. A equipe de James Gomes trabalha a mais de uma semana limpando e plantando mudas nas áreas desmatadas.
Com a orientação do geógrafo, Claudemir Mesquita, os trabalhadores fazem mais uma etapa da desobstrução de mais de 2,5 quilômetros, serviço que segundo o prefeito James Gomes, tem refletido em vários aspectos, com destaque para a saúde pública, já que a limpeza das margens do igarapé melhorou a qualidade da água, que é usada por algumas pessoas.
Segundo Claudemir Mesquita, os trabalhos de limpeza e desobstrução do Judia será de fundamental importância para os moradores do Quinari. “O município deverá reduzir os casos de dengue e ainda contribuir para o abastecimento do segundo distrito de Rio Branco, já que é do igarapé Judia fornece água para toda aquela região”, destaca Mesquita.
James Gomes disse que o sucesso do trabalho deve ser creditado as parcerias com o 7º BEC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Rio Branco e demais parceiros, que derema contribuição significativa na questão ambiental do município. “O sonho está se tornando uma doce realidade para a população, demonstrando que o projeto está no caminho certo”, disse o prefeito.
Os trabalhos de limpeza, reflorestamento da nascente e liberação do fluxo da água fazem parte da política ambiental adotada por James Gomes. O projeto é voltada para a preservação dos recursos naturais, que teve início com a recuperação do clube Águas do Quinari, local que possui inúmeras nascentes que deságuam no igarapé Judia.

Com a chegada da vacina contra Covid-19 da Índia, fornecida pela indústria Astrazeneca, o Estado do Acre será contemplado com 5.080 doses, que serão distribuídas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e destinadas aos trabalhadores da Saúde, o que representa mais 27% desse público-alvo que passa a ser contemplados com a primeira dose, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).
“Este é um marco histórico em nosso país, uma mobilização nacional e internacional com o objetivo maior, que é o de salvar vidas. As vacinas estão chegando para imunizar nossa população, por isso destaco o trabalho conjunto e a importância de vacinar os públicos prioritários e sequencialmente todos acreanos”, destaca Gladson Cameli.
A chegada está prevista para próxima segunda-feira, 25, e terá o mesmo formato de distribuição aos municípios. O MS tem como previsão várias etapas de entregas semanais aos estados, que ainda serão definidas e alinhadas.
“Com essa nova remessa, vamos totalizar 61 % dos trabalhadores da Saúde. Esse é um esforço conjunto entre as Instituições e Governo do Estado para que possamos vacinar com celeridade e segurança a nossa população”, destaca a chefe de Imunização do Estado do Acre, Renata Quilles.
Além destas, está prevista mais 4 milhões e meio de doses da Coronavac que serão distribuídas pelo Instituto Butantan para as Unidades Federativas, com previsão de entrega para a próxima semana. A vacina do Butantan também será utilizada para a conclusão do público da Saúde, e dependendo do quantitativo destinado pelo MS poderá ser iniciada a vacinação dos idosos com idade acima de 75 anos.

Como medida para evitar aglomerações e a propagação do vírus da covid-19, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), informou que neste domingo, 24, repetirá a mesma frota de ônibus do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ao todo, 47 coletivos farão o transporte dos estudantes em Rio Branco. Os portões abrem às 9h30 (horário do Acre) e fecham às 11 horas (horário do Acre) e o início das provas deve ser às 11h30, também horário local.
Neste segundo domingo os candidatos vão responder 90 questões das áreas de ciência da natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia – e de matemática e suas tecnologias. Os candidatos podem deixar a sala sem o caderno de questões a partir das 13h30 (horário do Acre). Neste domingo, as provas encerram meia hora mais cedo, às 16h30.
Ao todo, 40.674 candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2020 no Acre na modalidade de provas impressas. Desses, 19.721 marcaram presença e 20.953 faltaram.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, nesta quinta-feira (21/1), um edital para seleção de professores de francês para participação no curso Animer des classes virtuelles – Mode d’emploi. A formação, a distância e gratuita, está prevista para ocorrer entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com aulas de 1h30 de duração.
As inscrições podem ser feitas até dia 4 de fevereiro de 2021, por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui). A seleção será feita por sorteio e a chamada pública irá selecionar 15 professores ativos permanentes ou substitutos de Francês da Rede Federal e com, no mínimo, nível intermediário de proficiência em francês. Os requisitos completos de participação estão disponíveis no edital.
A chamada pública é resultado da parceria do Conif com a Embaixada da França no Brasil.

Presidente da Acisa diz que momento é de cautela para evitar prejuízos ao comércio e o colapso do sistema de Saúde
O presidente da Associação Comercial (Acisa), Marcello Moura considera necessária a medida anunciada pelo governador Gladson Cameli, na manhã desta sexta-feira, 22, sobre o início do “toque de recolher” das 22h às 6h.
Para Marcello Moura, com o avanço dos casos e das mortes, é preciso que medidas sejam tomadas, para evitar o colapso do sistema de Saúde.
“É uma medida que, no primeiro momento, parece ser ruim para alguns setores do comércio, mas quando levamos em consideração o aumentos dos casos de Covid-19, percebemos que o momento é de medidas que possam contribuir para diminuir o contágio. Nós acreditamos que, todos unidos, logo estaremos retornando à normalidade”, afirmou.
Afirmando que o momento é de união de todas as entidades e o Poder Público, para evitar um colapso do Sistema de Saúde, Marcello Moura lembra que é preciso agir agora, para evitar mais prejuízos ao comércio.
“Já temos o início da vacinação. Mas tudo está apenas começando. Precisamos nos unir e buscar alternativas para evitar prejuízos aos comerciantes e a nossa economia. Com a colaboração de todos, tenho certeza que em breve estaremos com nosso comércio funcionando dentro da normalidade”, disse.
-
Cidades
Acre vai decretar toque de recolher das 22h às 6h da manhã na segunda
-
NÃO DEU!
Estudante do Acre fica 2 dias confinada, mas não entra no BBB21
-
FIM DA LINHA
“Messi”, líder do B13 em Rio Branco, é morto com três tiros no Santa Inês
-
Destaque 4
Pesquisadores descobrem no Acre novo vírus denominado “Xapuri”
-
ALEX THOMAS
Jocely Abreu revela convite para ser acompanhante de luxo
-
DÓI NO BOLSO!
Preço do litro da gasolina se aproxima de R$ 8 no Acre
-
SUSTO NO AR
Avião que transporta Gladson desvia rota devido forte chuva na Capital
-
FALOU BESTEIRA!
Sargento diz que vai praticar tiro ao alvo na cabeça de “esquerdopatas”
Você precisa estar logado para postar um comentário Conectar