A Comissão Permanente de Licitação do IFAC lança neste dia 01 de novembro de 2001 o E Edital de Concorrência 01/2011 para contratação de empresa especializada para a Construção do Campus Avançado da Baixada do Sol, localizado na Rua Rio Grande do Sul, bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco – AC.
O Campus Avançado do IFAC contará com 6.099,23m² de área construída, numa área de 30.987,40m² doada pela Prefeitura Municipal de Rio Branco, com gestão direta do Governador do Estado.
O projeto é para uma edificação em dois pavimentos com salas de aula, laboratórios, biblioteca, área de vivência, banheiros, quadra coberta, espaço criança e estacionamento. O valor estimado para a construção é de R$ 17milhões, sendo que R$ 4,8 milhões resultam de apoio do deputado federal Sibá Machado.
A implantação de uma unidade do IFAC na Baixada do Sol, ou Sobral, como o complexo de bairros é também conhecido, atende uma demanda dos moradores (maior contingente populacional da Capital) visando dar mais acesso ao ensino técnico, profissional e tecnológicopúblico.
Para o reitor, Prof. Marcelo Minghelli, o Campus Avançado da Baixada do Sol é a primeira unidade do Instituto que será construída pelo próprio IFAC. “Temos ouvido com muita atenção o que e onde o Acre precisa, porque está em nossa missão interagir com a sociedade promovendo inclusão, emancipação, cidadania e desenvolvimento sustentável”, reforçou.
O deputado Sibá Machado agradece ao colega deputado federal Ilderlei Cordeiro, que negociou com ele a emenda parlamentar. “Mais de 1.500 jovens serão atendidos nesta unidade. São os filhos dos nossos trabalhadores que terão a perspectiva de educação e, quem sabe até, saiam dali cientistas”, disse. Outra observação do deputado é que com o IFAC, outras importantes instituições federais serão instaladas na Baixada, como a Caixa Econômica Federal e os Correios.
“O Governo do Estado tem grande interesse em ver essa obra concluída atendendo os moradores de uma das regiões mais populosas de Rio Branco”, disse o governador Tião Viana, no início da gestão junto ao Prefeito Raimundo Angelim para doação de terreno da Prefeitura para o IFAC.
Para os moradores, a resposta dos Governos Federal, Estadual e Municipal muda uma página na história de mais de 80 mil pessoas. “Com o IFAC e os demais parceiros que estarão se instalando aqui, reforçaremos a autoestima da população da Sobral, ganhamos mais respeito”, testemunha Petronilo Lopes (Pelezinho), morador e uma das lideranças da região.
Edmilson Alves, de Rio Branco-Ac
edmilsonacre@yahoo.com.br
Redação de ac24horas
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…