O tráfego de veículos nas duas pistas da Rua Valdomiro Lopes, que liga os bairros da Paz e conquista, em Rio Branco, foi totalmente suspenso na manhã desta segunda-feira, 31, por causa de um protesto realizado por moradores da região, descontentes com a suspensão das obras de urbanização que a prefeitura realizava no local.
Por volta das 8 horas desta manhã, a comunidade bloqueou a rua usando pedaços de madeira, sofás velhos e blocos de concreto. Motoristas que passavam pela rua foram obrigados a dar meia volta e procurar outra rota de acesso.
Os moradores protestam contra a suspensão dos serviços de urbanização de parte do bairro da Paz, cujos serviços começaram em junho passado e deveriam ser concluídos em dezembro próximo. As obras são de um programa executado pela prefeitura de Rio Branco com financiamento do Ministério das Cidades, e executado pela empresa Modelle, que segundo os moradores, retirou os operários do local porque não recebeu até o momento nenhum repasse financeiro da contratante.
Josemildo Gomes da Silva, que representa a comunidade, disse que recentemente assessores do prefeito Raimundo Angelim estiveram no bairro e anunciaram a paralisação da obra alegando problemas na liberação dos recursos junto ao Ministério. Ele disse que se o serviço executado até agora não for retomado imediatamente, a situação das famílias vai ficar muito difícil com a chegada do inverno.
“Aqui dentro do bairro eles abriram ruas, recuaram cercas e muros, derrubaram banheiros e prepararam o terreno para receber o asfalto, mas se não entrarem com a pavimentação, isso aqui vai ficar um lamaçal imenso quando as chuvas chegarem”, alerta ele.
A grande movimentação no local é acompanhada de perto por homens da Polícia Militar que orientam os motoristas. Alguns tentaram furar o bloqueio mais foram impedidos pelos moradores.
Por volta das 9:15, uma equipe de assessores da prefeitura chegou ao local para negociar com os manifestantes.
Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…