Em nota oficial, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti defendeu e convocou os jornalistas para apoiar a realização do prêmio de jornalismo José Chalub Leite, na manhã desta segunda-feira, 31. O questionamento sobre o suposto boicote ao prêmio surgiu na semana passada, quando um grupo de jornalistas descontentes com a falta de reajuste salarial encampou o boicote em redes sociais.
O sindicalista falou apenas do boicote proposto, mas não esclareceu sobre as denúncias dos profissionais, que ameaçam entrar com denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT), contra a diretoria do Sinjac. Os autores do protesto alegam que estariam sem receber a reposição da inflação por uma suposta falta de assinatura dos patrões no acordo coletivo da categoria, por uma falha da diretoria do sindicato.
Abaixo, a íntegra da nota do Sinjac.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre
NOTA OFICIAL
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (SINJAC) vem a público reafirmar seu compromisso em defesa da categoria, da ética e do bom jornalismo, e reiterar que o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite é um dos mais importantes do País não apenas em valores financeiros pagos às melhores reportagens como pela amplitude e alcance da iniciativa.
Mais ainda: o prêmio é uma homenagem à memória de um dos mais importantes personagens da imprensa acreana em todos os tempos, o jornalista José Chalub Leite. Por isso, o SINJAC considera insidiosas e desrespeitosas as declarações de alguns profissionais quanto ao caráter do prêmio, criado por jornalistas e para os jornalistas.
O SINJAC conclama a todos os profissionais de boa vontade que façam a defesa do Prêmio José Chalub Leite ante as ameaças de boicote e sabotagem veiculadas nas redes sociais. Se o Prêmio José Chalub Leite é um tributo ao velho e bom Zé Leite o é também uma ode indistinta a todos os valorosos trabalhadores da imprensa acreana.
Rio Branco, 31 de outubro de 2011
MARCOS VICENTTI
Presidente do SINJAC
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…